ALEMA

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

URBANO SANTOS ADERE A "CAMPANHA NOVEMBRO AZUL"

A Prefeitura de Urbano Santos através da Secretaria de Saúde, realizará amanhã, 18, no Centro Administrativo a campanha "Novembro Azul", onde haverá palestras sobre o tema "Câncer de Próstata". O objetivo do evento é alertar o risco e como se prevenir contra o câncer de próstata.

Segundo a Secretária de Saúde, Clesiane Sousa, alerta que o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e com as informações obtidas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) estão previstos 69 mil novos casos da doença no Brasil com aproximadamente 12 mil mortes.

Câncer de Próstata:

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico. 

  VEJA O VÍDEO DA CAMPANHA:
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.