ALEMA

segunda-feira, 23 de março de 2015

FOOD TRUCK GANHA ESPAÇO NO INTERIOR DO MARANHÃO: “O NOVO MODELO DE NEGÓCIO CHAMA ATENÇÃO PELA BOA COMIDA OFERECIDA”

A nova tendência do mercado, já domina Chapadinha: o food truck, presente nas capitais brasileiras, conquistou empresários do interior do Maranhão e já vem utilizando caminhões adaptados para venda de lanches e comida rápida.

Os food trucks, que numa tradução livre significa “caminhão de comida”, tem se transformado numa boa fatia de mercado na cidade, consolidando o fenômeno mundial. O empresário Artur Pereira do Nascimento viu a oportunidade de montar um empreendimento neste modelo quando ainda estava na faculdade de Administração, onde foi pedido a criação de um plano de negócio como proposta à conclusão da graduação.

Artur fez todo o levantamento do empreendimento que estava em alta tipo. Formou-se em 2010 e, insatisfeito com o seu emprego, resolveu tirar da gaveta o projeto e colocá-lo em prática. Foi então que em maio de 2014, inaugurou em Chapadinha o Sandubão, oferecendo oito tipos de hambúrgueres, cachorro quente, sucos e refrigerantes. A novidade caiu no gosto dos chapadinhenses e o empresário ousou mais um pouco e comprou um caminhão através de um distribuidor paulista, de onde veio padronizado com a sua marca e as adaptações necessárias para o atendimento.

Nascimento identificou, em quase um ano de atuação do Sandubão, que muita coisa deveria ser melhorada e que a mão de obra foi uma das dificuldades encontradas. “Procuro sempre inovar o cardápio, oferecendo sempre o melhor para os clientes, mas a mão de obra qualificada para as nossas necessidades não tem sido fácil encontrar”, disse o empresário, que se orgulha do interesse provocado na inauguração do empreendimento.

Com o recente anúncio de inauguração de outros negócios do mesmo segmento, o empresário não teme a queda de popularidade do seu negócio. “Vejo a concorrência como uma oportunidade de sempre buscar o melhor para o que ofereço”, comentou o empresário. 

Pioneirismo na cidade
Um dos pioneiros da lanchonete móvel na cidade, o empresário André do Nascimento Meireles iniciou com a venda de cachorro-quente em frente à própria casa e, pouco tempo depois, surgiu a oportunidade de migrar a venda para um veículo do tipo van, e passou a atuar no Centro de Chapadinha. “Quando mudamos de local e investimos no veículo, resolvemos também diferenciar o cardápio para chamar a atenção dos clientes, então criamos o cachorro quente de frango que, antes, não existia aqui“, revelou.

O empresário padronizou e adaptou todo o veículo para o preparo do lanche rápido e com o sucesso da venda de cachorro-quente sobre quatros rodas, o empresário passou a investir também em um espaço físico, ampliou o cardápio, aderindo ao serviço delivery. “O nosso planejamento é atender outros municípios no porte de Chapadinha e expandir a marca Dogão & Cia”, disse entusiasmado o empresário.

O analista do Sebrae responsável pelo atendimento a estes empreendedores, Fernando Diniz, esclarece que o Sebrae tem trabalhado para promover ações de adequação dos serviços aos padrões de higiene exigidos. “É um trabalho de promoção da segurança alimentar na produção dos alimentos, ajudando estes empreendedores a buscar a regularização junto aos órgãos fiscalizadores deste tipo de empreendimento,” informa.

De acordo a gerente do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, está sendo realizado um levantamento das necessidades dos empresários que aderiram a este modelo de negócio. “O Sebrae quer capacitar estes empreendedores através de palestras que tratem de temas como contratação e retenção de talentos, administração de restaurantes,  além de cursos e consultorias voltados para gestão desses pequenos negócios,” ressaltou.

Os interessados em conhecer mais sobre este e outros tipos de negócios terão a oportunidade de participar da 8ª edição da Feira do Empreendedor, que será promovida pelo Sebrae em São Luís, no período de 18 a 21 de novembro.  

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.