ALEMA

terça-feira, 28 de julho de 2015

PREFEITURA DE URBANO SANTOS, EM PARCERIA COM A EMBRAPA, PROMOVE DIA DE CAMPO E APRESENTA PROJETOS AO AGRICULTOR FAMILIAR

Projetos Reniva, Sisteminha e Fossa Séptica, prometem mudar a realidade de pequenos agricultores, garantindo renda ao homem do campo.

A prefeitura de Urbano Santos-MA, tem buscado de maneira incansável e valorização e desenvolvimento do homem do campo.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura diversos projetos já foram implantados no município, garantindo renda aos pequenos produtores, possibilitando o desenvolvimento do meio rural.  
Agricultores de Urbano Santos adquirem novos conhecimentos com inovadores projetos, em Dia de Campo, promovido pela prefeitura municipal
  
A última quinta-feira, 23, entrou para a história como um marco na política de valorização ao homem do Campo, que vêm sendo adotada pela prefeita Iracema Vale (PT). Na ocasião, foram apresentados 3 importantes projetos, que prometem mudar a realidade do homem do campo. 

Os projetos PBSM Reniva, Sisteminha e Fossa Séptica Biodigestora, resultantes da parceria com órgãos como Embrapa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e programa Brasil sem Miséria, do governo Federal, visam garantir fonte de renda e desenvolvimento ao meio rural.

Os projetos foram apresentados durante um dia de campo promovido pela prefeitura municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Prefeita, Vice-prefeito, equipe de governo e técnicos, apresentam ao público novos projetos


As atividades foram iniciadas com uma solenidade no auditório do Centro Administrativo, reunindo pequenos produtores, representantes de sindicatos e sociedade civil. 

PREFEITA IRACEMA VALE
Na oportunidade a prefeita Iracema Vale fez questão de destacar as políticas em prol do homem do campo, desenvolvidas no município, citando como exemplo os quase 700 hectares de campo agrícola, aradados pelo município, acrescentando que seus proprietários receberam apoio técnico de engenheiros agrônomos da prefeitura, além da distribuição de sementes.

A iniciativa tem feito com que a produção alavancasse, garantindo não apenas a subsistência dos produtores, como também larga comercialização de seus produtos. 
Iracema Vale falou da expectativa em torno da chegada de patrulhas agrícolas conquistas através do governo Federal, que irão reduzir custos e garantir a abertura de novos campos. 

A gestora também anunciou a conquista de mais 10 fossas sépticas biodigestoras para o município, que transformam dejetos humano e animal em adubo de excelente qualidade.

Iracema encerrou seu pronunciamento, dizendo: "Eu trabalho pra vocês. O nosso governo trabalha pra vocês". 
JOSÉ VELOSO, PESQUISADOR DA EMBRAPA

O pesquisador da Embrapa, José Veloso, anunciou na mesma ocasião a conquista de 230 mini barragens, ou barraginhas, como assim são denominadas, para o município.

Novas sedes são entregues a população, Mais conforto e condições de trabalho

Encerrando a solenidade todos foram conhecer de perto os projetos implantados no município, além das novas sedes das secretarias municipais de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, como também a sala do empreendedor (SEBRAE) e Cred Amigo (Banco do Nordeste), possibilitando assim máximo apoio a pequenos produtores e micro-empresários do município. 


Embrapa desenvolve projeto Reniva, em Urbano Santos-MA

O primeiro projeto apresentado foi o RENIVA, que visa garantir maior rendimento na produtividade de "manivas", possibilitando a produção de raízes de mandioca de qualidade, em tempo recorde e livre de pragas.


De maneira clara, através desse sistema que usa estufas e tubetes para produção de mudas de manivas, um único pé de mandioca, que rendia aproximadamente 20 manivas para plantio, tem capacidade de produzir até 400 manivas.

As manivas produzidas pelo projeto serão distribuídas gratuitamente aos pequenos produtores. 
Projeto sisteminha garante produção mista para o homem do campo

O segundo projeto foi o Sisteminha, que de maneira inovadora possibilita a produção de peixes, aves, pequenos animais, hortaliças e compostagens.

Prefeita comenta importância do projeto Sisteminha

Através desse sistema, que custa cerca de 1000 reais, o pequeno produtor produz o peixe pra sua subsistência, ovos e hortaliças para comercialização, além da comercialização de pequenos animais como o porquinho da Índia, conhecido popularmente como "Preá".

Por último foi apresentado ao público a inovadora Fossa Séptica Biodigestora, que possibilita o uso de dejetos humanos e de animais, para fabricação de adubo. 

Projeto de fossa séptica; Inovação que transforma dejetos em ensumo

Através de tanques coletores os dejetos passam por um amplo processo de decomposição de bactérias, sendo que o produto final é um adubo orgânico e de alto rendimento, adequado para uso na produção de frutas, como a laranja e outros, cujo o fruto não estão nas raízes.

A fossa é a solução não apenas para o destinamento correto dos dejetos, como a garantia duma maior qualidade de vida a família beneficiada e conservação do solo, que fica livre de contaminação.
Pesquisador da Embrapa comenta funcionamento e benefício de fossa biodigestora

A prefeita Iracema Vale fez questão de ressaltar que a prefeitura estará dando total apoio para implantação de novas fossas sépticas, bem como dos demais projetos, em vários pontos do município, garantindo a comercialização de produtos de qualidade a toda população de Urbano Santos.
EQUIPE DO BANCO DO NORDESTE COM A PREFEITA IRACEMA VALE
Redação e Fotos Antenor Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.