ALEMA

segunda-feira, 25 de julho de 2016

1º CURSO PARA GESTANTES DE URBANO SANTOS

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleo de Apoio a Estratégia Saúde da Família (NASF), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Urbano Santos (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiram colocar em prática a proposta de trabalho referenciada para o cuidado com a Gestante, Puérpera e Recém-Nascido. 

Essa proposta de cuidado, foi construída e implementada para garantir o cuidado necessário à gestante, puérpera e ao recém-nascido pela integração das ações dos profissionais envolvidos, além de que visa reduzir os indicadores de mortalidade materna, neonatal e fetal, bem como incentivar a realização do pré-natal.



O Curso para gestantes iniciou-se no dia 14 de julho de 2016, após previa inscrição gratuita das gestantes em suas UBS correspondentes e terá duração de 2 meses; as aulas do curso estão sendo realizadas no auditório do centro administrativo, todas as quintas – feiras pela manhã a partir das 08h30minh. 



No primeiro dia de aula foram abordados aspectos em relação à importância de se realizar o pré-natal adequado, bem como explicações sobre os exames a serem realizados durante este período; o palestrante foi o Doutor Ivanilson Feques, em seguida foi realizado pela Enfermeira Emannuelle Pessoa uma dinâmica, com o objetivo de integração das participantes. 


Dentre algumas abordagens do cursoorientações sobre alterações psicológicas na gravidez normal, anatomia do bebê, qualidade de vida durante a gestação, autonomia da gestante e do bebê, cuidados com a higiene, alimentação saudável, saúde bucal, aspectos legais (direitos e deveres), dicas de moda, decoração, entre outros.

Ao final do curso as participantes receberam certificado de conclusão do curso e participaram do sorteio de brindes.
#REDAÇÃO: Emannuelle Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.