ALEMA

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

SENAR REALIZA CURSOS DE PRODUÇÃO DE MUDAS E OLERICULTURA, EM URBANO SANTOS - MA

-
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Urbano Santos, através das Secretarias de trabalho, Sala do Empreendedor e de Agricultura, realizou entre os dias 21 a23/07 no Viveiro Municipal, um curso de Produção de Mudas Frutíferas e nos dias 28/ a 30/07 o curso de Olericultura, ambos ministrados pelo instrutor Santana, e cerca de 15 alunos, dentre eles funcionários do viveiro municipal participaram dos cursos. O Senar contou com apoio do Técnico responsável do viveiro, Sr. José Bastos e do Coordenador de paisagismo, Sr. Ronald.


-
O curso de produção de mudas tem com objetivo ensinar técnicas de produção de mudas, com requisitos básicos e métodos de propagação, além da legalização do viveiro, os produtores aprendem ainda técnicas de preparação do local, propagação de sementes (sexuada) e vegetativa (assexuada), realização de tratos culturais e fitossanitários e avaliação da qualidade da muda até sua comercialização, aspectos importantes para a preservação do meio ambiente, como precaução para manter saúde e segurança do operador.


-
Na abertura dos cursos estiveram presentes: A secretaria do trabalho SrªIvanildes, a coordenadora da Sala do empreendedor, Patricia Carvalho juntamente com a ADL Adelia, a secretária de agricultura, Srª Priscila Faustina, Darcy Almeida, o Sr. Eleosar Carneiro, presidente do Sindicato dos produtores rurais de São Benedito do Rio Preto, do mobilizador do SENAR e o Sr. Carlos Antonio Feitosa, Diretor Executivo do SENAR-MA.


-
A capacitação em Olericultura Básica tem carga horária de 40 horas, sendo 20 de aulas práticas e 20 de aulas teóricas por cinco dias e possui como objetivo capacitar os funcionários do Viveiro e moradores do bairro Bandeira tratando a implantação e manejo de culturas olerícolas, comumente conhecidas como hortaliças e que engloba bulbos, tubérculos e frutos diversos.


-
Além dos insumos e ferramentas, o SENAR também disponibiliza bonés, camisas e apostilas para a realização do curso.
 

-
A prefeitura de Urbano Santos busca sempre a parceria com sistema “S” na condição de trazer capacitações para a qualificação da mão de obra local e ensinar gestão financeira, requisitos básicos para potencializar o empreendedorismo na geração de emprego e renda do município.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.