ALEMA

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SEBRAE CAPACITA 3.500 PESSOAS EM URBANO SANTOS

PARTICIPANTES DA OSE URBANO SANTOS EXIBEM CERTIFICADOS
DE CAPACITAÇÃO
O Sebrae Maranhão está em campo, desde o início do ano, realizando a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) em diversos municípios do Estado. Na última semana, de 12 a 16 de agosto, o evento aconteceu em Urbano Santos, a 268 Km da capital São Luís, possibilitando a capacitação de, aproximadamente, 3.500 pessoas nesta ação que contou com a parceria irrestrita da Prefeitura Municipal. 
Este foi o melhor resultado entre as sete OSEs já realizadas durante o ano pelo Sebrae. Além da capacitação noturna de 15 horas no ginásio da cidade para mais de 310 pessoas, a instituição contabilizou 86 consultorias, 20 palestras com temáticas diversas, sendo dez abertas para o público em geral e dez destinadas aos servidores municipais, além 374 orientações empresariais. Durante as atividades da oficina, os participantes idealizaram 44 novos negócios que tiveram a oportunidade de simular o funcionamento, obtendo lucro real de R$ 4.887,73. 

Isso demonstra que é possível acreditar, dar o primeiro passo e arregaçar as mangas para que o seu pequeno negócio dê certo aqui em Urbano Santos”, sinalizou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, José Morais, presente ao encerramento do evento. “O Sebrae disponibiliza toda a sua expertise no que for necessário para fomentar o empreendedorismo no município, seja ele na zona urbana ou rural, onde nós, inclusive, já atuamos junto a um grupo de horticultores, por meio da Unidade Regional em Chapadinha. No que for da nossa competência e no que for possível, iremos apoiar os empreendedores de Urbano Santos”, garantiu o diretor.


O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Claudio Azevedo – que também comanda a pasta da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), destacou em sua fala que a presença do Sebrae no município foi um pedido da própria prefeita Iracema Vale que busca novas perspectivas aos urbanosantenses. “A prefeita entende a responsabilidade e empenho do Sebrae em capacitar os empreendedores e potenciais empreendedores do Maranhão e quis fortalecer a parceria com a instituição no município, mostrando o seu comprometimento com a população. Agora, a resposta precisa ser dada por vocês. O papel do Sebrae é ajudar e o de vocês é fazer, é realizar, é transformar seus sonhos em realidade”, ressaltou entusiasmado.
A prefeita Iracema Vale não poupou elogios aos urbanosantenses que, compromissados, participaram de todas as atividades referentes à OSE. Ela destacou, ainda, a dedicação de sua equipe de trabalho para que a ação do Sebrae fosse realizada com sucesso e fez referência ao exemplo deixado pelos técnicos e facilitadores da instituição.

“Eles nos deram exemplo de responsabilidade, pontualidade, entusiasmo e muito conhecimento. O que desejamos é que tudo o que foi aprendido aqui nos ajude a melhorar a nossa cidade, fortaleça os pequenos negócios locais e some na promoção de uma melhor qualidade de vida para a nossa gente. Quanto à parceria com o Sebrae queremos fortalecê-la ainda mais. Já conversamos, inclusive, com o presidente Claudio Azevedo e com o diretor José Morais sobre a possibilidade de inaugurarmos em breve a Sala do Empreendedor do município, um dos requisitos para que Urbano Santos implemente a Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte que foi regulamentada no início do nosso mandato. Se depender da nossa gestão, faremos o que for possível para dar apoio a todas as ações do Sebrae na nossa região”, reforçou a prefeita.

O Sebrae Maranhão atua no município de Urbano Santos com os Projetos Atendimento Territorial e Território da Cidadania no Baixo Parnaíba, este último executado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Palavra dos empreendedores

Motivados pelo conhecimento adquirido na ação do Sebrae, os empreendedores de Urbano Santos só pensam em continuar. 
“Há 30 anos circulo pelo município e, em apenas 15 horas, tive a oportunidade de conhecer sobre o empreendedorismo. Todos os que participaram desta ação do Sebrae chegamos aqui como aquela ave nambu. Agora, após fortalecermos as nossas asas, saímos daqui como águias, prontos para alçar grandes voos”, poetizou Antônio Arnaldo Pereira em depoimento no encerramento do evento.

O empresário Reginaldo da Conceição, proprietário de um restaurante na cidade, foi o grande vencedor da atividade Desafio Bom Negócio, que estimula os participantes a simular um negócio, preferencialmente que seja diverso do seu segmento de atuação, caso já seja um empreendedor.
 Na OSE, Reginaldo vendeu peças íntimas, toalhas de rosto e picolé. “Isso me ensinou que podemos inovar, incrementar o que já temos e ter sucesso se utilizarmos as ferramentas certas. Vou continuar no ramo de alimentação, mas quero aplicar no meu negócio tudo o que eu aprendi nas palestras e oficinas desta semana. Esses dias, pra mim, foram como a universidade”, enfatizou o empresário.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.