quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

HÁ REGISTROS: DOS OTIMISMOS DE NOSSA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA


Desde que começamos nessa gestão, ou seja, em 2013 quando assumimos o governo temos mantido o desejo de “reinventar” (não sei se caberia essa definição) indicada e convidada pela Prefeita Iracema Vale, a quem agradeço, fomos aos poucos juntando esforços para divulgar nossos trabalhos, retratando constantemente a importância do professor (a) da sala de aula com quem contamos decisivamente para que avanços estruturais e qualitativos aconteçam nos modelos de ensino, dentro de qualquer sistema! Estamos hoje, encerrando nosso primeiro ano, desse segundo mandato, reconheço e agradeço a Deus em todas as ocasiões, agradeço a minha família meu maior e melhor suporte, agradeço a Prefeita Iracema Vale e ao seu esposo Hérlon Costa e todos os demais colegas de função que corroboram no desenvolvimento e modelo de município que desejamos para nossos munícipes! Ciente de que o trabalho não seria exitoso se não fossem as parcerias, as mãos talentosas de nossa equipe, por isso , materializo minha gratidão à Francinete Borges, à Vagneia Monteles, à Francenildes Simões profissionais competentes e comprometidas com o avanço desejado para a realização de sonhos, através da educação.
Lembro de que quando assumimos e pensamos no modelo de gestão concomitante com o Projeto Político pensado pela Prefeita, tratamos de revitalizar e reformar os espaços físicos, tomamos em conjunto importantes decisões para que em nosso Plano de Ação estivessem contemplados os anseios dos educadores com vistas a transformá-los em benefícios para nossos alunos, sim é para eles e por eles que pretendemos transformar todos os nossos discursos em instrumentos reais de transformação social , porque não se trata apenas de espaço físico; certa disso, já me adianto de que mantivemos nossa Formação Continuada para os Profissionais da Educação, como parte de nosso planejamento, promovemos os nove Encontros previstos para Coordenadores e Gestores Escolares, com temas variados e outros da parceria com a escola Digna do Estado do Maranhão, realizamos em Parcerias com a Secretaria de Esportes, os Jogos Escolares do Município, estivemos presentes nas palestras de Prevenção e Sensibilidade ao Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, participamos com sugestões e boas propostas do Plano Plurianual entregamos os kits escolares nas escolas da Sede e da Zona Rural, participamos com as nossas culturas e resgates folclóricos do mais bonito São João realizado pela Secretaria de Cultura, tivemos representações esportivas na edição do JEMS no município de Humberto de Campos, realizamos nosso desfile cívico em Setembro com os alunos da rede municipal e convidados, tivemos momentos de formação com os vigias das escolas, colocamos em prática as palestras com as merendeiras, avançamos nas quantidades de escolas com Caixas Escolares reativados, encerramos nosso primeiro semestre letivo em primeiro de Julho, com um Sarau Literário histórico e de grande significância para quem o fez e para os expectadores; decisivamente, sobre isso, tivemos contribuições grandiosas para que nossa execução fosse exitosa.


Como não sentir orgulho e poder frisar “nós fazemos parte dessa história”?! Citaria mais alguma coisa, outros enormes marcos devem está registrados, com o propósito de avançar nas qualidades de espaço, tivemos a chance de entregar a Escola Construída no bairro Liberdade, adequamos e ampliamos espaços físicos na UEB Professora Andrelina e UEB Chagas Araújo aqui na sede; reformamos e ampliamos a UEB José Bonifácio no Povoado Lagoinha, e UEB Nossa Senhora da Paz Povoado Capão; nós temos ações importantes nesse processo e isso em sua grande maioria depende do comprometimento e seriedade de nossa gestora Iracema Vale.


E não há como não falar de nossas participações na proposta indicada através do Projeto Balaiada cujo sentimento e objetivos são os resgates culturais e históricos de um povo, das lutas, das conquistas e das inúmeras possibilidades de turismo, beleza natural e potencial artístico presentes em nossa Urbano Santos: nossa cidade tem história ... vislumbramos alcançar altos níveis, criamos a perspectiva  de crescer em números nossa economia, envolvemos alunos, professores e toda comunidade nesse resgate, nessa empreitada, todas as escolas tratavam da mesma temática, nosso Fórum Municipal de Leitura em sua V Edição, trouxe essa diversidade, há controvérsias, mas são tão pequenas que nem temos levado em consideração.


Enfrentamos dificuldades, algumas devido às legislações, mas prosseguimos com o otimismo de que números expressivos compõem nossa “biografia” nessa passagem; trouxemos nossas crianças do Povoado Lagoinha para cantar e emocionar com seu lindo Coral, os encerramentos dos projetos Balaiada nas escolas foram de uma eficiência incomparável, iniciativas pontuais foram realizadas por nossos colegas coordenadores e gestores, há registros? Tenho dito! Implantamos o mecanismo da descentralização, a política da oportunidade, da anunciada participação na Proposta Curricular, abrimos diferentes portas, talvez eu tenha esquecido de mais algumas coisas! E para encerrar nosso ano letivo, nossa bonita participação com o empenho de gestores, coordenadores, professores de toda comunidade escolar, estamos em nossa edição do Natal de Luz, Secretaria de Cultura, de Comunicação e nossas mãos presentes! Obrigada Senhor!


A sensação se solidifica quando vestimos com orgulho a camisa e encerramos conscientes de que os esforços são para que haja mais avanços, divulguemos nossos resultados e documentos; aumentemos nossa produtividade! Sejamos esperançosos de que somos os responsáveis por grandes transformações! Vivamos esse momento promissor com o olhar nas boas previsões de futuro! Por último, com a mesma importância minha gratidão aos vereadores de nosso município,ao Conselho de Gestão aos companheiros do dia a dia, que entendem do “fazer educação”: Agliberto, Laura, Laurilene, Joelia, Lucivania, Bia, Luis Dutra, Allinson, Kaio Sousa, Gracineth., Jordania, Nonny, Nonato, Mirian, Monica, Vilcileide. Aqui trago uns recortes, sei do quanto minhas colegas Professora Vagneia, Professora Francinete e Professora Francenildes com igual sensibilidade tem contribuído para que nossos pares incorporem a ideia de que estamos a serviço para fazer mais e melhor por nossa cidade, para construção de uma boa história. Penso que cumprimos os deveres! Um Natal abençoado para todos, vida próspera em 2018, 2019, 2020...

Professora Nilma da Silva Sodre
Secretaria Municipal de Educação
Urbano Santos/MA, dezembro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA
Participação da Cantora SARAH FARIAS: Org: Batista Shalom

Vinde & Adorai, em Urbano Santos/MA

Vinde & Adorai, em Urbano Santos/MA