ALEMA

terça-feira, 25 de novembro de 2025

COM PLACAR DE 10 x 0, STF CONFIRMA VITÓRIA DA DEPUTADA IRACEMA VALE CONTRA OTHELINO NETO

Na noite desta segunda-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a reeleição da deputada estadual Iracema Vale para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão encerrando a disputa jurídica que envolvia o comando da Casa. O julgamento ocorreu no plenário virtual e aguardava apenas a manifestação do presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Com o placar definido, o STF reforça que não houve irregularidades que pudessem anular a eleição interna da Assembleia.

O resultado do julgamento no STF em 10X0 termina de forma desmoralizante para o deputado estadual Othelino Neto, que não conseguiu nenhum voto em favor da sua tese de critério de desempate.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

MINISTRO LUIS FUX VOTA A FAVOR DE IRACEMA VALE, QUE FAZ 9 A 0 CONTRA OTHELINO NETO

O ministro Luiz Fux divulgou voto nesta terça-feira (18) e consolidou o placar de 9 a 0 no Supremo Tribunal Federal pela manutenção da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Com o placar praticamente encerrado, o STF consolida a validade da recondução de Iracema Vale, impondo um revés político ao grupo que contestava o processo. Nos bastidores, a avaliação é de que a ofensiva jurídica da oposição não encontrou respaldo na Corte e acabou fortalecendo a posição institucional da atual presidente.

O resultado deve ser formalizado após o voto do ministro Edson Fachin, mas a decisão já está tomada: Iracema Vale permanece no comando da Assembleia com respaldo integral do STF.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA 4 VEREADORES DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO/MA

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores José Luís, Sandra Regina, Romário Carvalho e Walter Damasceno eleitos de São Benedito do Rio Preto por abuso de poder econômico, corrupção e fraudes nas eleições municipais de 2024. A decisão é da juíza Luciana Quintanilha, da 73ª Zona Eleitoral de Urbano Santos/MA.

Com a decisão, os quatros vereadores cassados perdem imediatamente os mandatos e a Justiça deve convocar os suplentes não envolvidos nos atos ilícitos para assumir as vagas na Câmara Municipal.

A sentença ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE-MA.

____Saiba mais...

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA O MANDATO DO PREFETO WALLAS ROCHA E DA VICE DÉBORA MESQUITA DE SÃO BENEDTO DO RIO PRETO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO: "RACISMO NÃO"