Na semana passada a
Operação Turing despertou uma verdadeira inquisição contra blogueiros no
Maranhão. “Corruptos, vagabundos, incompetentes, chantagistas”, os
adjetivos foram os mais ásperos possíveis. E a romaria da destruição do
ofício seguiu firme em sua tarefa de provar para toda a sociedade que
ser blogueiro é uma atividade “marginal”.
A verdade é que
a profissão de blogueiro, como qualquer outra, possui seus vencedores,
seus vencidos, seus desvirtuados e seus exemplos. Contudo, a exposição
na internet direcionou os holofotes da opinião pública. Blogueiros, em
menor escala que políticos e policiais, são uma espécie de paradigma dos
palpiteiros de plantão.
O sucesso
midiático dos blogs de notícias é evidente. Enquanto alguns jornais
impressos sofrem para vender alguns milhares de jornais por dia, alguns
atingem dezenas de milhares de acessos em poucas horas. Enquanto a
televisão sofre para encontrar espaço em suas programações, o espaço na
internet é infinito. Essa é a mais pura e irrestrita verdade.
Alguns blogs chegam a atingir em um míseros dia o mesmo público que impressos demoram um mês para alcançar, e quando alcançam.
E há um
agravante ainda MUITO maior nessa comparação: ao contrário dos demais
meios de comunicação, necessitados de grandes estruturas para funcionar,
o blog precisa apenas de uma informação/opinião e um sinal de internet.
E como política
é um assunto que sempre dá audiência, blogueiros que tratam de política
hoje no Maranhão e no Brasil possuem público fiel, público que
interessa aos políticos e interessados em política. Extrapolaram o
patamar da consolidação, já são consolidados.
Então, meus
caros e caríssimas leitoras, temos uma ferramenta moderna e barata,
temos nicho determinado e fiel. Hoje, para ficar apenas no Maranhão,
temos milhares de políticos interessados em anunciar suas façanhas.
Existe a demanda, existe a oferta, então nasceu o mercado. E um mercado muito promissor.
A manutenção de
um blog é mínima e pode ser feita apenas por uma pessoa. Ora, nada mais
normal que os preços da publicidade em blogs sejam infinitamente mais
atrativos do que em grandes meios de comunicação. Com uma ressalva: dois
clicks e o blogueiro prova para o cliente o tanto de acessos que possui
COM EXATIDÃO. Televisões, rádios e jornais não dispõem dessa
ferramenta.
Existem
blogueiros que acordam às 6h da manhã e ficam até as 11h da noite
devorando e investigando todo o tipo de informação que encontram.
Pessoas que trabalham muito duro para manter seus ganhos elevados. E a
profissão de blogueiro não é diferente de nenhuma outra: quanto mais
trabalho, mais acesso, mais parceiros, mais dinheiro. Tudo ganho de
forma honesta.
_________________“Ah, Linhares, então blogueiro tem como cliente político?”.
Sim, meus
caros. Da mesma forma que o padeiro, o confeiteiro, o taxista, a
professora, a faxineira, o homem da tv à cabo, o flanelinha, o pintor, o
pedreiro e mais uma infinidade de profissionais que também prestam
serviço a políticos.
Só que da mesma
forma que possuem seus parceiros, blogueiros possuem seus desafetos.
Afinal de contas, a coisa mais comum é ver políticos sendo denunciados e
desmascarados em blogs de política.
O que difere os
blogueiros é a forma de tratamento consigo mesmos. Da mesma forma que
existe o açougue que vende a carne ruim, existe o açougue que vende a
carne podre, certo? O mesmo se aplica a blogueiros e a qualquer outra
profissão existente.
Blogueiros
incomodam porque, neste país, toda e qualquer categoria que vence e/ou
substitui outra irá incomodar. E junto desse incômodo sempre virá toda
uma onda de generalizações e juízos errôneos.