ALEMA

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

LAGOA DO CASSÓ - UM LUGAR ÉPICO COM ACESSO FÁCIL POR URBANO SANTOS/MA; ENTENDA A ORIGEM DO NOME


Informações: Iran Avelar

Para decifrar essa estória tive que recorrer aos "velhos troncos", os anciãos detém em suas memórias muito a ser resgatado, Dona Odete Araújo (82 anos, travessa da saúde) é uma enciclopédia viva sobre nossa história... Foi ela que relatou a estória que descrevo abaixo brevemente e que confirmei com vários velhos moradores do Povoado Cassó.

Tijupá: estadia provisória usada próximo a roças
Já havia passado a violência espalhada no leste maranhense pelo então militar Caxias, que reprimiu duramente a revolta popular da Balaiada e que mais tarde foi condecorado por este feito com o título de Duque de Caxias. Dentre os sobreviventes ficou um velho preto fugido que foi encontrado na região da Lagoa do Cassó em um velho tijupá. Quando indagado pelos viajantes com quem vivia ali em situação de abandono e isolado, ele respondia em português arcaíco:
- ESTOU EU CÁ SÓ!
(estou aqui sozinho)

Desta forma, convém escrever Cassó e não Caço, como já vi por aí.

Lagoa do Cassó, um paraíso que encanta pessoas de todas as idades e lugares

A lagoa calma e com águas transparentes acabou sendo chamado por seus visitantes de “Jericoacoara do Maranhão” pelas famosas redes na beira do lago, que lembram as praias da região de Jericoacoara, no Ceará. A lagoa é um lugar cercado de matas nativas e onde a natureza, ainda preservada, guarda surpresas para quem se aventura a desbravar a região.

_____________Leia mais...
              

Veja mais imagens da lagoa do cassó


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.