ALEMA

terça-feira, 9 de outubro de 2018

"SETEMBRO AMARELO": SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES DE COMBATE AO SUICÍDIO EM URBANO SANTOS


Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Urbano Santos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Secretaria de Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar realizou a campanha “Setembro Amarelo – Falar é a melhor solução”. O objetivo é conscientizar a população sobre o suicídio e suas formas de prevenção.


A campanha iniciou-se no dia 25 de setembro, com palestras ministradas por enfermeiros, psicóloga, assistente social e conselheiros tutelares nas escolas da sede: Emilia Melo, Andrelina, Magno Bacelar e Laura Costa, também participaram desta ação escolas da zona rural: Jarbas Passarinho, Carolina Vieira e Pontes de Aguiar.


O Setembro amarelo, é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e traz como alerta, a prevenção do suicídio, que segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, tem taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.


O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com idéias suicidas.


O encerramento da campanha aconteceu no dia 27 de setembro, com uma grande caminhada pela valorização da vida, iniciada em frente ao Peneirão, com trajeto passando pela Igreja de Nossa Senhora da Natividade e terminando no Parque Municipal, com apresentações das escolas sobre o tema como forma de alerta para uma das maiores causas de mortes em jovens e também atividade de ginástica laboral do NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.