A Prefeitura de Urbano
Santos através da Secretaria de Educação buscando atualizar e avançar em estudos que norteiam os sistemas
de ensino trouxe para a Formação
Continuada desse ano tema Diálogos
em rede: repensando práticas e
saberes com a BNCC, promoção necessária para o processo formativo dos
docentes, considerando que o documento em evidência, uma política de estado,
norteará todo o processo educativo.
A abertura da Formação teve
inicio dia 11 passado próximo, com a presença das autoridades do município,
entre elas, representando a Prefeita Iracema Vale, a Vice Prefeita Municipal Darci Almeida, a
Secretária de Educação Professora Nilma Sodré e as Secretarias Adjuntas Professoras
Vagneia Monteles e Francenildes Simões, representante do núcleo de SINPROESSEMA professor Jurandi
Pedrosa, outras autoridades, gestores de escola, coordenadores de ensino e professores.
A abertura contou com a
palestra do Professor Aluísio Torres, trazendo experiências e algumas
orientações pertinentes aos trabalhos dos docentes, mostrando a necessidade do
estudo, a importância do engajamento da criança nas mais distintas atividades,
mas principalmente fazer “com muito gosto aquilo a que nos propomos a fazer”,
entre os destaques falou da importância da parceria, do professor manifestar
interesse em construir e fazer de sua escola um espaço de aprendizagem
diferente; na fala dele, disse ainda que não basta aumentar na quantidade de
títulos se não houver por parte do profissional disponibilidade para a troca e
compartilhamento com quem tem anseio por transformações, no caso, o aluno!
Durante a palestra promoveu um desfile entre os colegas, animando e promovendo
a interação e para encerrar fez a dinâmica com a canção “Como é grande meu amor
por você” de Roberto Carlos, em que cada dupla formada falava da importância do
outro em sua vida, reforçando o sentimento de que” de mãos dadas”, juntos
sempre seremos mais fortes.
Nos dias seguintes a
Formação ocorreu no Colégio Dr. Magno Bacelar, nos turnos matutino e vespertino
sob a coordenação da professora Joelia Reis, foram três dias de estudos, debates,
de trocas de saberes, de organização de sequências didáticas, de oficinas,
alinhando competências aos componentes curriculares, objetivando fortalecer o
planejamento a fim de que seja garantida a efetiva aprendizagem em sala de
aula.
Para encerrar, nessa
quinta-feira, na quadra esportiva do Colégio Dr. Magno Bacelar, houve a
culminância das produções realizadas pelos professores em sala de formação,
contextualizando significados e temáticas, adotando uma postura mais lúdica a
contar da Educação Infantil etapa importantíssima para interação e
desenvolvimento de habilidades.
De maneira que as turmas de
Educação Infantil encerraram com as apresentações de sequências didáticas,
ainda no turno matutino; as demais, do Ensino Fundamental em consonância com a
BNCC trouxeram por Área de Conhecimento alguns componentes curriculares e
objetos de estudo em diferentes atividades, contemplando a dança, a pintura, a
música, entre elas: a apresentação do São Gonçalo, contando um pouco da
história dessa cultura; desfile cultural, com o reconhecimento de um povo, do
respeito às artes; parlendas e brincadeiras, valorizando as experiências
trazidas de casa; nas medidas lineares, analogias de metros quadrados e cúbicos
com algo da vivência do aluno; nos movimentos corporais, respeitando os ritmos
individuais de cada um; e concluindo esse momento de trocas e compartilhamento,
a turma da área de humanas trouxe como motivação o interesse a respeito das políticas sociais, entre outros processos; o foco na teoria humanista; depois
estimulou todos através da canção Epitáfio,
dando ali a continuidade para mais uma reflexão.
Para encerrar, a
Secretária de Educação agradeceu a todos, registrou o importante trabalho feito
por cada um, agradeceu sua equipe de trabalho e desejou êxito nessa nova
Jornada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.