ALEMA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SÍLAS MALAFAIA RESPONDE: PORQUE EVANGÉLICOS NÃO NÃO PODE PARTICIPAR DO CARNAVAL? QUAL ORIGEM DESSA FESTA?

Pastor Sílas Malafaia
A origem do Carnaval ainda é desconhecida. As primeiras referência a ele estão relacionadas a festas agrária. Alguns atribuem seu surgimento aos cultos de agradecimento aos deuses pela  fertilidade do solo e pela  colheita, realizados na Grécia durante o século 7 a.C. A festividade incluía orgias e bebidas, e os foliões usavam máscara e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais. 
As folias do carnaval também estão às festa pagãs romanas, marcadas pela licenciosidade sexual, bebedeira, glutonaria, orgias coletivas e muita música.Eram conhecidas como bacanais (em homenagem a Baco, o deus do vinho e da orgia), lupercais (em homenagem ao deus Saturno, que, segundo a mitologia grega, devorou seus próprios filhos).
Com o advento do cristianismo, a Igreja Católica Apostólica Romana começou a tentar conter os excessos do povo nessas festas pagãs e a condenar a libertinagem.Porém, com a resistência popular, em 590 d.C. ela própria oficializou o Carnaval dando origem ao " carnaval cristão", quando o Papa Gregório I marcou definitivamente a data do carnaval no calendário eclesiástico. 
Esse momento de grandes festejos populares antecedia a Quaresma período determinado pela Igreja Católica para que todos os anos os fiéis se dedicassem, durante 40 dias, a assuntos espirituais, antes da Semana Santa. No período que ia da Quarta-feira de cinzas até o Domingo de Páscoa, o povo deveria entregar-se à austeridade e ao jejum, para lembrar os 40 anos dias que Jesus passou no deserto consagrando-se.
Como o povo enfrentaria  um longo período de privações e abstinência, alguns "carnais" permitiram que o povo cometesse então algumas extravagância antes. Às vésperas da Quaresma, os cristão fartavam-se de assados e frituras entre o domingo e a "terças- feiras gordas". o que deveria ser apenas uma festa religiosa acabou assimilando os antigos costumes de libertinagem e bebedeiras.
Esses dias de "vale tudo" que antecedem a Quaresma em que as pessoas ficam 40 dias sem comer carne, passaram a ser chamados de adeus à carne, que em italiano é carne vale, ou carnevale, resultando na palavra carnaval.
 A quarta feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma, simbolizava o momento em que as pessoas se revestiam de cinzas, evocando que do pó vieram e para pó retornariam, e ingressavam no período em que a igreja celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Visto que até hoje essa festa da carne traz consequência física, morais e espirituais degradantes, estampadas nos noticiários da Quarta- feira de Cinzas, aconselho aos que não participam do Carnaval que continue de fora; e aos que participam ou pretende participar, meu conselho é, 1° João C 2 v 16: Por que tudo há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Sendo assim, não convém ao cristão, mesmo a título de curiosidades, participar dessa festividade.
Sugestões de Leitura Bíblica.
Salmo 1, v 1; Tiago C 1 v 2 a 4; Apocalipse C 22 v 15.
Texto extraído: VERDADE GOSPEL     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.