ALEMA

terça-feira, 24 de julho de 2018

FÓRUM DISCUTE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E DESENVOLVIMENTO NO BAIXO PARNAÍBA

Reunião para elaboração do plano de ação em favor do desenvolvimento
de atividades econômicas sustentáveis na região

A regional do Sebrae em Chapadinha realizou na quinta-feira, 19, o "I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba". O evento, que aconteceu no auditório da instituição, reunindo cerca de 90 pessoas, teve caráter técnico e o objetivo de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios.

Cerca de 90 pessoas participaram do I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba

Na plateia, diversas autoridades do município e região, como o secretário de Meio Ambiente de Chapadinha, Edgerson Cunha; o secretário de Agricultura de Anapurus, Gerverson Kerber; a secretária de Agricultura de Buriti, Maria Santana e a secretária de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino, dentre outros.

David Felipe Amorim, gerente da regional do Sebrae em Chapadinha,
destacou a proposta do Fórum

A sustentabilidade não é apenas uma preocupação com o meio ambiente, mas é uma temática de interesse, também, dos pequenos negócios que têm apreendido a otimizar os recursos por meio de processos inovadores”, destacou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim.

A gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae no Maranhão, Keila Pontes, representou a Diretoria Executiva da instituição e apresentou um painel sobre "Tecnologias Sociais, Gestão Ambiental e Sustentabilidade", que abordou sobre práticas sustentáveis e projetos de sustentabilidade que já são executadas pelo Sebrae.

 Gerente do Sebrae, David Felipe Amorim e a produtora de Anapurus
conhecida como Peruana, que falou no evento sobre as práticas
sustentáveis que adota em sua propriedade

Ciclo de Palestras:
A produtora da cidade de Anapurus, Rosário Del Pilar, mais conhecida como "Peruana", é atendida pela regional do Sebrae em Chapadinha e apresentou as práticas sustentáveis que fizeram sua propriedade crescer, como a adubação orgânica, o manejo de solo, a reutilização da água na irrigação, dentre outras.

Em 2005 comecei o cultivo em uma pequena horta, como forma de gerar renda, e vendia meus produtos de porta em porta. Foi um período difícil e, por isso, busquei ajuda para me capacitar e saber como cuidar da minha propriedade. O Sebrae sempre me deu muito suporte, já participei de diversos cursos e até hoje recebo acompanhamento, que é fundamental para o meu aprendizado e o crescimento da minha produção. Hoje, cultivamos alface, cheiro verde, pimenta de cheiro, macaxeira, milho, quiabo, abóbora, maxixe, salsa, limão e outras culturas”, disse a produtora Marcone Vieira Costa, de Chapadinha, também ministrou palestra contando a sua experiência com práticas sustentáveis na Agricultura.

Houve ainda a palestra "Gestão da Água e Empreendedorismo", conduzida pelo presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Chapadinha, Carlos Barromeu.

O Fórum contou também com a presença do pesquisador da Embrapa e inventor do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), prof. Dr. Luis Guilherme. Ele falou sobre a criação do projeto e como o mesmo tem transformado a vida de agricultores, como a de José Santos, de Parnaíba (PI), que participou do evento e compartilhou sua experiência sobre essa tecnologia que permitiu ter em sua propriedade hoje 28 árvores frutíferas e criação de peixes, galinhas e porcos que servem tanto para consumo próprio como para comercialização.

Plano de Sustentabilidade:
Ao final do evento, foi elaborado um plano de ação em prol do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis para Chapadinha e região. Entre as atividades propostas estão: a formação de gestores ambientais; palestras de sensibilização junto à comunidade; articulação de um Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para implantação do “Sisteminha Embrapa” na região; implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios; dentre outras.

Mais informações: Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão Regional Chapadinha
Contato:
Lorena Miranda (99) 99155-9615
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.