ALEMA

sábado, 4 de fevereiro de 2017

I ENCONTRO DE GESTORES E COORDENADORES PARA ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES GERAIS DO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS

Secretária de Educação Professora Nilma Sodré
A Secretaria Municipal de Educação nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2017 no Auditório do Centro Administrativo às 08:00h realizou o I Encontro de Gestores e Coordenadores com as orientações gerais referente ao ano letivo.

E para iniciar a Secretária Adjunta de Ensino professora Vagneia Monteles deu as boas vindas e em seguida passou um vídeo motivacional - trecho do filme "Invictus", cuja intenção era mostrar que precisamos trabalhar com um espírito de equipe e quando se tem uma boa liderança seremos vitoriosos. 


Estiveram presentes prestigiando o evento a Vice-Prefeita Senhora Darcy Almeida no ato representando a Prefeita Iracema Vale que por motivos superiores não foi possível se fazer presente, os Conselheiros de Gestão Professor José Raimundo Correia e Senhor Dôca, Senhor Valdemir Correia Assessor de Gabinete, Secretário Adjunto de Comunicação Senhor Adiel Dutra, toda equipe técnica da SEMED e outros convidados. 



Na oportunidade a Secretária de Educação Professora Nilma da Silva Sodré falou da importância do encontro, agradeceu a todos, deu as boas vindas aos novos coordenadores e gestores que certamente farão um bom trabalho; agradeceu a prefeita Municipal Iracema Vale ao tempo em que justificou a ausência da mesma, dado os motivos de caráter superior.

Equipe SEMED

Depois, apresentou cada uma das pessoas que compõem a equipe técnica da SEMED, disse da importância do trabalho de cada um, de suas contribuições e da alegria em poder contar nessa etapa com novos colegas para maiores contribuições. Trouxe como destaque a importância de estarmos em dias com os documentos que são requisitados pela Secretaria, a exemplo do mapeamento, que quantifica a real necessidade de profissionais em conformidade com o número de alunos; o movimento mensal, que apresenta a entrada e saída de docentes ou discentes, de cada escola; o resumo de ponto que detalhadamente traz as informações sobre o servidor o que implicará no fechamento da folha; matrículas iniciais e atas de resultados finais. Dito isso, esclareceu mais uma vez que cada um dos membros que é convidado a assumir o papel de gestor ou coordenador de algum modo estará representando nosso governo. 


De acordo a pauta prevista, a Secretária Adjunta de Apoio ao Sistema Educacional Professora Francinete Borges, fez a socialização do calendário escolar 2017, um documento importantíssimo para as escolas municipais, nele é possível identificar o início e término das aulas, eventos e ações pedagógicas planejadas para o ano em curso, período de férias, datas comemorativas, feriados, quantidade dos dias letivos. Na verdade é uma ferramenta que vai conduzir a realização de várias atividades.

Na sequência, a Secretária Adjunta de Planejamento e Orçamento Professora Francenildes Simões fez uma breve explanação referente ao caixa escolar e de como será sua participação dentro do quadro da Secretaria; ouvimos também a professora Laurilene Teixeira, falou das atividades que serão trabalhadas nas escolas começando agora no mês de fevereiro. 


A presidente do Conselho Municipal de Educação Professora Gracinete Mendonça, pontuou alguns itens referentes ao CME/US, e da urgência em que cada escola terá para elaborar seu regimento interno.

Retomando as discussões, a professora Vilcileide fez a reapresentação da Proposta Curricular e falou da necessidade de reorganizar os grupos de trabalhos para os próximos estudos e acréscimos. As orientações sobre o diagnóstico previsto para ser aplicado nesse ano foram explanadas pela professora Vagneia Monteles, Adjunta de Ensino. 

 
O encerramento feito pela professora Nilma Sodré que mais uma vez agradeceu e deixou a lição de que devemos nos revestir de humildade, com sabedoria e discernimento porque todas essas coisas são passageiras e estamos ali à serviço.

 
"Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre que o que aprender". Paulo Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.