ALEMA

domingo, 12 de fevereiro de 2017

PREFEITOS (A) DE URBANO SANTOS E BELÁGUA CONHECEM OS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REAFIRMAM PARCERIA COM A UFMA

Com objetivo de trazer novas expectativas para a educação de Urbano Santos e Belágua, a prefeita Iracema Vale e o prefeito Hérlon Costa estiveram conhecendo os Planejamentos e metas dos programas em educação focadas na formação de professores que a UFMA oferece. Os programas foram apresentada nesta sexta-feira, 10, em São Luís - MA.

No momento, foram apresentados dois projetos principais trabalhados pela universidade: o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), que busca formar professores da educação básica atuantes na rede de ensino público nos municípios; e o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), que é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas de Ensino Superior e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, em que são ofertados cursos de capacitação em uma segunda formação para professores que já ministram disciplinas, mesmo sem uma graduação na área.


A reitora Nair Portela enfatizou que o momento foi importante para aproximar relações entre as entidades de ensino, em prol de melhorias no desenvolvimento da educação.

Sem educação não há desenvolvimento, e os principais agentes da educação são os professores. Por isso é de grande relevância pensar e agir pela capacitação desses profissionais”, afirmou. 

Para a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, ter a UFMA presente no município por meio desses programas de interiorização, transformou a vida da população urbanosantense.

A qualidade do ensino dos nossos alunos melhorou à medida que os nossos professores ficaram mais qualificados, garantindo uma boa relação de ensino-aprendizagem, o que aprimorou também os indicadores do Ideb, garantindo ao município o selo do Unicef” - reveja aqui, destacou a prefeita de Urbano Santos - MA.

Ao todo, já são 4.700 professores formados pelos dois programas na UFMA.

Uma estimativa inicial que temos para hoje é de atingir mais trinta municípios, além dos que já aderem aos programas. Vamos tirar dúvidas e esclarecer as ações em todos os municípios interessados”, apontou a assessora de Interiorização, Raimunda Ramos Marinho.


Além dos 34 representantes de seus respectivos municípios, o prefeito Hérlon Costa esteve acompanhado da Secretária Municipal de Educação - Maria Vilma e da Assessora Municipal de Educação - Ana Lurdes Muniz.

Fonte: Ufma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.