ALEMA

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

SECRETÁRIAS DE SAÚDE DE URBANO SANTOS E BELÁGUA (Alice Macêdo e Clarice Abtibol) DISCUTEM OS DESAFIOS DO SUS NO 1º SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES, EM SÃO LUIS - MA

As secretárias Municipais de Saúde de Urbano Santos e Belágua, Alice Macêdo e Clarice Abtibol, participaram do I Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, promovido pelo Governo do Maranhão, em São Luís - MA. O encontro aconteceu no Rio Poty Hotel, nos dias 02 e 03 de fevereiro e contou com a presença do secretário de estado da saúde, Carlos Lula e dentre outras autoridades.

A iniciativa teve como objetivo de iniciar um diálogo entre as gestoras municipais de saúde e, durante os dois dias de seminário, as Secretárias Alice Macêdo e Clarice Abtibol participaram de uma intensa programação durante todo o dia, de palestras e mesas de debates, onde compartilharam experiências e esclareceram as dúvidas. 
 

Com o tema "Juntos Superando os Desafios do SUS", o encontro levantou debates sobre as políticas e os programas Estruturais do SUS e financiamento; a legislação do Programa Mais Médicos; a judicialização da Saúde; o papel do Cosems e do Conasems na Construção do SUS; a melhoria dos indicadores de mortalidade materna e gestão do sistema de informação da atenção primária e vigilância em saúde; e a gestão do SUS e a importância dos seus instrumentos; Lei Orçamentária Anual (LOA); Plano Plurianual (PPA); Plano Municipal de Saúde (PMS) e Relatório de Gestão.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, destacou que o estado vê de forma técnica, que cada região de saúde seja resolutiva, que permita à população ter acesso e partilhar problemas para encontrar soluções de modo conjunto.

Precisamos fortalecer o sistema único de saúde, com estados e municípios se dando as mãos, tratando os problemas e buscando soluções conjuntas. Os recursos são escassos e precisam ser otimizados, por isso, estamos tratando a saúde de forma regionalizada”, ressaltou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.