ALEMA

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

VI FÓRUM MUNICIPAL DE LEITURA APRENDENDO E ENSINANDO COM A DIVERSIDADE: IDEIAS QUE IMPULSIONAM CONQUISTAS


A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 01 de novembro de 2018, no Centro Social “Peneirão” o VI Fórum Municipal de Leitura que já faz parte do calendário escolar de nosso município, esse ano com o Tema “Aprendendo e ensinando com a diversidade: ideias que impulsionam conquistas”. O Fórum de Leitura é uma iniciativa da Secretaria, realizado pelos professores, coordenadores, gestores e técnicos da SEMED, com objetivo de estimular as iniciativas dos diversos âmbitos da sociedade que visam fomentar a leitura através dos diversos trabalhos desenvolvidos para este fim.


Esse ano o fórum de leitura veio com uma novidade, o Prêmio Professor Inovador” que consiste na seleção de experiências pedagógicas desenvolvidas por professores, professores auxiliares, auxiliares de sala, das Escolas de Educação Básica: Creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos vinculados e em exercício na Rede Pública no ano de 2017-2108.  


Essa iniciativa visa valorizar os professores da rede de ensino da Educação Básica, por constatarem através de experiências e resultados, aquelas mais inovadoras e bem sucedidas capazes de promoverem a participação familiar; um maior comprometimento do aluno, o envolvimento da comunidade; a elevação do nível de aprendizagem; a redução da repetência e da evasão escolar, entre outras proposições de cunho educativo.

    
Na abertura do evento, estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação professora Nilma Sodré, as Secretárias Adjuntas professora Francenildes Simões, professora Vagneia Monteles, professora Francinete Borges, o Secretário de Cultura professor Wilson Souza que representou a Prefeita Iracema Vale, os vereadores:  Gavião e professora Aldalice,  a professora Ana Carolina, grande parte da equipe do governo e demais convidados. Iniciando com uma excelente apresentação cultural “O gato xadrez” do Jardim de Infância Alice Maria de Araújo, sob a responsabilidade de gestores e coordenadores da referida escola.

Secretária de Educação Professora Nilma Sodré
A Secretária de Educação professora Nilma Sodré destaca a importância do fórum, que trouxe as experiências realizadas nos anos anteriores, deixou como destaque o êxito na caminhada, agradecendo a Prefeita Iracema Vale, pela oportunidade, reconheceu e registrou gratidão ao legislativo em nome dos vereadores presentes, agradeceu o empenho de toda sua equipe, em nome da professora Joelia Reis coordenadora de Ensino da SEMED, agradeceu a todos os demais parceiros, entre eles, os gestores, coordenadores, pais de alunos, professores, secretários, especialmente os que prestigiavam o evento, parabenizou a agradeceu nominalmente, aos gestores, coordenadores e professores das escolas: Chagas Araújo, Laura de Araújo Costa, Colégio Dr. Magno Bacelar por compartilharem suas experiências e deixarem registrado novas possibilidades. 


Em seguida, ouvimos a Vereadora professora Aldalice  enaltecendo os trabalhos, e se colocando sempre a disposição, por fim, o Secretário Wilson Souza que deixou seu apoio e reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela educação. 


A conferência de abertura intitulada A Prática pedagógica a serviço do processo de ensino aprendizagem: do ensinar ao encantar foi proferida pela professora Ana Carolina que explanou a importância da prática pedagógica do professor, fazendo alguns questionamentos para os professores presentes, deixou como reflexão, o comprometimento pessoal de cada um, a organização do planejamento, trouxe exemplos inspiradores e práticas possíveis de serem adotadas. 


Encerrada a palestra, houve a segunda apresentação do Jardim de Infância Alice Maria de Araújo “Era uma vez...”. Em seguida iniciaram-se as exposições dos trabalhos inscritos no Premio Professor Inovador:
  • ·         Projeto: Ensino Hibrido de Matemática dos Nonos Anos/ UEB Chagas Araújo: Autor Edmar Pedrosa
  • ·         Projeto: O esporte como ferramenta de socialização/ UEB Laura Costa: Autor Dalyson de Carvalho Viana
  • ·         Projeto: Reforço de leitura: um caminho para o sucesso no processo ensino aprendizagem/ Colégio Dr. Magno Bacelar: Autoras- Francisca Claudia Barros Costa, Gildemar Batista Aguiar, Maria Divina Dutra (Premiado)
  • ·         Projeto: O Planeta em que vivemos, um olhar atento à crosta terrestre / UEB LAURA DE ARAUJO COSTA: Autor Mateus da Conceição Santos (Premiado)
  • ·         Projeto: O livro O quinze, de Rachel de Queiroz como instrumento da Aprendizagem/ UEB Laura Costa: autora Leidineia Rodrigues
  • ·         Projeto: O lúdico para desenvolver a aprendizagem / UEB Laura Costa _ Autoras: Eliane dos S Rodrigues e Emily Maria C da Silva
  • ·         Projeto: O lúdico como facilitador da aprendizagem Matemática/ UEB Laura Costa: Autor Jailson Silva Rosa. (Premiado).


Durante as apresentações os professores mediadores: Laurilene Teixeira, Gracinete Mendonça e Jamilson Dias formaram a mesa com os expositores de cada bloco, deixando suas contribuições.  Ao final, a Secretaria de Educação, Professora Nilma disse que todos ali são vencedores, porque considerou positiva cada uma das experiências apresentadas, na ocasião entregou Placa de Reconhecimento às Escolas inscritas, e certificado de participação aos professores inscritos no Premio, aos gestores e coordenadores das escolas participantes. 


Ao final do evento foram anunciados os vencedores, em conformidade com o edital do Prêmio Professor Inovador - 2018. PREMIADOS: Projeto: O lúdico como facilitador da aprendizagem Matemática/ UEB Laura Costa: Autor Jailson Silva Rosa;  Projeto: Reforço de leitura: um caminho para o sucesso no processo ensino aprendizagem/ Colégio Dr. Magno Bacelar: Autoras- Francisca Claudia Barros Costa, Gildemar Batista Aguiar, Maria Divina Dutra e  Projeto: O Planeta em que vivemos, um olhar atento à crosta terrestre / UEB LAURA DE ARAÚJO COSTA: Autor Mateus da Conceição Santos. Encerrado os trabalhos, a secretária de Educação parabenizou cada um de modo particular, mais uma vez agradeceu a prefeita Iracema Vale que vem sempre incentivando os profissionais da educação para que o município avance nos quantitativos e principalmente em uma educação de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.