ALEMA

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Secretaria de Educação avança em prática e saberes com a BNCC


A Prefeitura de Urbano Santos através da Secretaria de Educação buscando atualizar  e avançar em estudos que norteiam os sistemas de ensino trouxe para a  Formação Continuada desse ano  tema  Diálogos em rede: repensando práticas e saberes com a BNCC, promoção necessária para o processo formativo dos docentes, considerando que o documento em evidência, uma política de estado, norteará todo o processo educativo.


A abertura da Formação teve inicio dia 11 passado próximo, com a presença das autoridades do município, entre elas, representando a Prefeita Iracema Vale, a  Vice Prefeita Municipal Darci Almeida, a Secretária de Educação Professora Nilma Sodré e as Secretarias Adjuntas Professoras Vagneia Monteles e Francenildes Simões, representante  do núcleo de SINPROESSEMA professor Jurandi Pedrosa, outras autoridades, gestores de escola, coordenadores de ensino e  professores.


A abertura contou com a palestra do Professor Aluísio Torres, trazendo experiências e algumas orientações pertinentes aos trabalhos dos docentes, mostrando a necessidade do estudo, a importância do engajamento da criança nas mais distintas atividades, mas principalmente fazer “com muito gosto aquilo a que nos propomos a fazer”, entre os destaques falou da importância da parceria, do professor manifestar interesse em construir e fazer de sua escola um espaço de aprendizagem diferente; na fala dele, disse ainda que não basta aumentar na quantidade de títulos se não houver por parte do profissional disponibilidade para a troca e compartilhamento com quem tem anseio por transformações, no caso, o aluno!


Durante a palestra promoveu um desfile entre os colegas, animando e promovendo a interação e para encerrar fez a dinâmica com a canção “Como é grande meu amor por você” de Roberto Carlos, em que cada dupla formada falava da importância do outro em sua vida, reforçando o sentimento de que” de mãos dadas”, juntos sempre seremos mais fortes.


Nos dias seguintes a Formação ocorreu no Colégio Dr. Magno Bacelar, nos turnos matutino e vespertino sob a coordenação da professora Joelia Reis, foram três dias de estudos, debates, de trocas de saberes, de organização de sequências didáticas, de oficinas, alinhando competências aos componentes curriculares, objetivando fortalecer o planejamento a fim de que seja garantida a efetiva aprendizagem em sala de aula.


Para encerrar, nessa quinta-feira, na quadra esportiva do Colégio Dr. Magno Bacelar, houve a culminância das produções realizadas pelos professores em sala de formação, contextualizando significados e temáticas, adotando uma postura mais lúdica a contar da Educação Infantil etapa importantíssima para interação e desenvolvimento de habilidades. 


De maneira que as turmas de Educação Infantil encerraram com as apresentações de sequências didáticas, ainda no turno matutino; as demais, do Ensino Fundamental em consonância com a BNCC trouxeram por Área de Conhecimento alguns componentes curriculares e objetos de estudo em diferentes atividades, contemplando a dança, a pintura, a música, entre elas: a apresentação do São Gonçalo, contando um pouco da história dessa cultura; desfile cultural, com o reconhecimento de um povo, do respeito às artes; parlendas e brincadeiras, valorizando as experiências trazidas de casa; nas medidas lineares, analogias de metros quadrados e cúbicos com algo da vivência do aluno; nos movimentos corporais, respeitando os ritmos individuais de cada um; e concluindo esse momento de trocas e compartilhamento, a turma da área de humanas trouxe como motivação o interesse a respeito das políticas sociais, entre outros processos; o foco na teoria humanista; depois estimulou todos através da canção Epitáfio, dando ali a continuidade para mais uma reflexão. 


Para encerrar, a Secretária de Educação agradeceu a todos, registrou o importante trabalho feito por cada um, agradeceu sua equipe de trabalho e desejou êxito nessa nova Jornada.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.