ALEMA

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

URBANO SANTOS REALIZA AULA INAUGURAL ATRAVÉS DA UFMA


A Prefeitura Municipal de Urbano Santos, através da Excelentíssima Prefeita Municipal Senhora Iracema Vale, nesta sexta-feira, dia 07 passado próximo, através da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, e por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PROFEBPAR), realizou a Aula Inaugural com a Conferência Magna para os novos alunos do curso de História e Pedagogia no auditório do Centro Administrativo,  visando o entendimento, e o alinhamento das práticas acadêmicas cujo objetivo ressaltado, desenvolver a capacidade dos profissionais educadores/alunos responsáveis e corresponsáveis, de buscarem juntos conhecimentos e meios para seu autoconhecimento profissional.

Contamos com a presença na mesa da Excelentíssima Prefeita Municipal Iracema Vale, da representante da Pró-retoria da UFMA e Coordenadora Geral do PARFOR Profª. Drª Hellianane Oliveira Rocha, das Secretárias Adjuntas de Educação Professoras Francinete Borges e Vagnéia Monteles, Professora Vereadora Alda, conferencista da noite Profª Drª Marise Marçalina e Coordenação Local Profª Maria Gracinete Mendonça. Iniciando com uma excelente Peça Teatral “Festa no Céu e a Coreografia: Valeu Amigo” da UEB Laura Costa, sob a responsabilidade dos gestores e a coordenadora da referida escola.


Para dar boas vindas aos graduandos e deixar sua contribuição aos demais convidados fez uso da fala, professora Gracineth, coordenadora local, que fez algumas considerações sobre as oportunidades e determinação que é importante para ser um bom estudante, profissional, pessoa seja qual for a área, é preciso se dedicar e correr atrás, ressaltando a gratidão e confiança da gestora municipal e Secretaria de Educação que são parceiras e que possibilitam a todo o grupo do PARFOR, possibilidades para efetivarem todo um trabalho, partindo da estrutura equipada ao atendimento aos professores e alunos e contribuições efetivas, destacou que o município tem igual preocupação a fim de que as participações dos alunos sejam efetivas porque sabe que o retorno engrandece nosso ensino e consequentemente nossas aprendizagens. 

Prefeita Iracema Vale
Em fala a Prefeita disse aos graduandos das adversidades que podem aparecer que “Muitos motivos vão chegar para que vocês desistam, mas é preciso ter determinação”, afinal são cursos que estão para que cada um e cada uma faça a diferença em seus ambientes de trabalho e pessoal. Acrescentou ainda aos novos acadêmicos sobre o grupo seleto do qual eles fazem parte agora. “Comprovadamente aqueles que têm ensino superior são os que ocupam os melhores cargos dentro das organizações”; destacou o compromisso de seu governo e simultaneamente de sua alegria em obter resultados tão satisfatórios através da Secretaria de Educação, e que com orgulho e respeito se dirige a todos novos graduandos.

Coordenadora Local do PROFEBPAR Profª Gracinete Mendonça
Secretária Adjunta de Educação Profª Francinete Borges
Tivemos ainda o momento tão especial para os alunos, a Secretária Adjunta de Educação Professora Francinete Borges que justificou a ausência da Secretária de Educação Professora Nilma, e os presenteou com uma belíssima reflexão acerca da importância de se estudar e obter um curso por uma Universidade Federal, trouxe seu próprio exemplo, dizendo que  foi aluna da UFMA e de sua felicidade em ter uma titulação pela universidade, acrescentou ainda  que muitos ficaram, não conseguiram se classificar para o curso de História e/ou Pedagogia portanto pediu através de sua mensagem “ que valorizemos cada instante, cada informação cada amizade, cada conhecimento obtido no decorrer de todo o estudo” .
Coordenadora Geral do PARFOR Profª. Drª Hellianane Oliveira Rocha
E para encerrar esse momento a Representante do PROEN Profª Drª Hellianane deu as boas vindas desejando a todos  um caminho de sucesso de muito compromisso, assim como agradecer a parceria com o município e de todas as conquistas advindas dessa parceria, em seguida foi proferida a Aula Magna cuja temática: Universidade e Formação de Professores da Educação Básica: Desafios Sociopolíticos e Pedagógicos.
 
Conferencista  Profª Drª Marise Marçalina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.