ALEMA

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

SEBRAE VISITA AS INSTALAÇÕES DA AGROINDÚSTRIA DE TIQUIRA NO POVOADO GUARIBAS I, EM URBANO SANTOS/MA


Em breve o processo de fabricação da tiquira em Urbano Santos terá um novo salto, pois já está em fase de conclusão as obras do prédio onde funcionará a agroindústria de fabricação de tiquira, situada no povoado Guaribas I. O empreendimento foi financiado pela prefeitura de Urbano Santos, sob administração da prefeita Iracema Vale, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e conta com o apoio do Sebrae MA, por meio de sua Unidade Regional em Chapadinha, que tem realizado prestado consultoria empresarial e capacitações empreendedoras junto aos produtores rurais de Guaribas.


Recentemente, uma equipe do Sebrae, composta pela gestora do projeto Indústria de Alimentos e Bebidas, Jacirema de Cassia Silva e consultores credenciados ao Sebrae, que prestam atendimento e acompanham o processo de implantação da agroindústria e a secretária municipal de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino, juntamente com técnicos da prefeitura e cooperados da comunidade Guaribas, realizou uma visita técnica ao local, que tem a previsão de ser inaugurado ainda esse semestre.


O Sebrae acompanha o processo de registro do empreendimento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e vem realizando capacitações com os cooperados na área de gestão, cooperativismo e empreendedorismo. E ainda desenvolveu a identidade visual do produto, que leva o nome do povoado, ficando assim conhecida como Tiquira Guaribas.


O objetivo do Sebrae com essa parceria com a prefeitura, por meio da secretaria de agricultura é certificar o empreendimento junto ao MAPA e com isso levar para o mercado um produto com maior valor agregado e assim, aumentar o volume de vendas e a renda dos produtores de tiquira, o que irá movimentar a economia do município de Urbano Santos, mais precisamente da comunidade de Guaribas e bem como fortalecer a identidade geográfica da tiquira no Maranhão”, enfatiza a gestora de projetos do Sebrae Maranhão, Jacirema de Cassia Silva.

Dentre as ações do Sebrae junto à comunidade, está prevista ainda a realização de uma oficina de Boas Práticas de Manipulação, que será realizada na segunda quinzena de fevereiro.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Priscila Faustino, a ideia para o investimento no empreendimento surgiu a partir de um diagnóstico de identificação da aptidão econômica da região, que identificou a existência de 136 alambiques artesanais. “Após o resultado desse diagnóstico e como forma de agregar valor ao produto produzido pelos produtores rurais, iniciou-se um trabalho para industrializar parte do processo de produção da tiquira e assim começamos a trabalhar diretamente com a comunidade de Guaribas e vimos a necessidade de uma agroindústria”, explica Priscila Faustino.


Como parte da preparação do grupo para a administração do negócio, criou-se primeiramente uma cooperativa que possui atualmente 23 famílias cooperadas e que inclui não só o povoado Guaribas I, mas as comunidade que levam o mesmo nome nos setores II e III. A região de Guaribas conta com uma dinâmica econômica em torno da fabricação artesanal da tiquira há décadas, passando de geração para geração.


O presidente da cooperativa, José Neres Rocha Santos, acredita no crescimento financeiro da comunidade a partir do funcionamento da agroindústria. Pensando na comparação entre a agroindústria e a fabricação artesanal da tiquira, acreditamos que estaremos melhorando financeiramente e que teremos reconhecimento a partir do nosso produto”, disse José Neres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.