Na semana passada a 
Operação Turing despertou uma verdadeira inquisição contra blogueiros no
 Maranhão. “Corruptos, vagabundos, incompetentes, chantagistas”, os 
adjetivos foram os mais ásperos possíveis. E a romaria da destruição do 
ofício seguiu firme em sua tarefa de provar para toda a sociedade que 
ser blogueiro é uma atividade “marginal”.
A verdade é que
 a profissão de blogueiro, como qualquer outra, possui seus vencedores, 
seus vencidos, seus desvirtuados e seus exemplos. Contudo, a exposição 
na internet direcionou os holofotes da opinião pública. Blogueiros, em 
menor escala que políticos e policiais, são uma espécie de paradigma dos
 palpiteiros de plantão.
O sucesso 
midiático dos blogs de notícias é evidente. Enquanto alguns jornais 
impressos sofrem para vender alguns milhares de jornais por dia, alguns 
atingem dezenas de milhares de acessos em poucas horas. Enquanto a 
televisão sofre para encontrar espaço em suas programações, o espaço na 
internet é infinito. Essa é a mais pura e irrestrita verdade. 
Alguns blogs chegam a atingir em um míseros dia o mesmo público que impressos demoram um mês para alcançar, e quando alcançam.
E há um 
agravante ainda MUITO maior nessa comparação: ao contrário dos demais 
meios de comunicação, necessitados de grandes estruturas para funcionar,
 o blog precisa apenas de uma informação/opinião e um sinal de internet.
E como política
 é um assunto que sempre dá audiência, blogueiros que tratam de política
 hoje no Maranhão e no Brasil possuem público fiel, público que 
interessa aos políticos e interessados em política. Extrapolaram o 
patamar da consolidação, já são consolidados.
Então, meus 
caros e caríssimas leitoras, temos uma ferramenta moderna e barata, 
temos nicho determinado e fiel. Hoje, para ficar apenas no Maranhão, 
temos milhares de políticos interessados em anunciar suas façanhas.
Existe a demanda, existe a oferta, então nasceu o mercado. E um mercado muito promissor.
A manutenção de
 um blog é mínima e pode ser feita apenas por uma pessoa. Ora, nada mais
 normal que os preços da publicidade em blogs sejam infinitamente mais 
atrativos do que em grandes meios de comunicação. Com uma ressalva: dois
 clicks e o blogueiro prova para o cliente o tanto de acessos que possui
 COM EXATIDÃO. Televisões, rádios e jornais não dispõem dessa 
ferramenta.
Existem 
blogueiros que acordam às 6h da manhã e ficam até as 11h da noite 
devorando e investigando todo o tipo de informação que encontram. 
Pessoas que trabalham muito duro para manter seus ganhos elevados. E a 
profissão de blogueiro não é diferente de nenhuma outra: quanto mais 
trabalho, mais acesso, mais parceiros, mais dinheiro. Tudo ganho de 
forma honesta.
_________________“Ah, Linhares, então blogueiro tem como cliente político?”. 
 
Sim, meus 
caros. Da mesma forma que o padeiro, o confeiteiro, o taxista, a 
professora, a faxineira, o homem da tv à cabo, o flanelinha, o pintor, o
 pedreiro e mais uma infinidade de profissionais que também prestam 
serviço a políticos.
 
Só que da mesma
 forma que possuem seus parceiros, blogueiros possuem seus desafetos. 
Afinal de contas, a coisa mais comum é ver políticos sendo denunciados e
 desmascarados em blogs de política.
O que difere os
 blogueiros é a forma de tratamento consigo mesmos. Da mesma forma que 
existe o açougue que vende a carne ruim, existe o açougue que vende a 
carne podre, certo? O mesmo se aplica a blogueiros e a qualquer outra 
profissão existente.
Blogueiros 
incomodam porque, neste país, toda e qualquer categoria que vence e/ou 
substitui outra irá incomodar. E junto desse incômodo sempre virá toda 
uma onda de generalizações e juízos errôneos.