Os professores de Urbano Santos testam as funções do
software CACURIÁ e ajudam Prof. Dr. da UFMA, Carlos Salles, a apurar os últimos
ajustes. Vale destacar que a cidade de Urbano Santos foi o primeiro município
do Brasil a receber o projeto usando a ferramenta Cacuriá - reveja aqui.
PROFESSOR CARLOS SALLES |
Com a Cacuriá,
ferramenta desenvolvida pela UFMA em parceria com a RNP, o professor cria seu
próprio material didático multimídia e interativo de forma descomplicada.
Falta
pouco para os professores terem em mãos uma ferramenta brasileira, de uso
livre, para criar objetos de aprendizagem multimídia de forma fácil e autônoma.
O software Cacuriá, que leva o nome de uma dança folclórica do Maranhão, é uma
plataforma para criação e edição de vídeos educacionais. O programa já está
sendo utilizado por onze instituições, que testam as funções e ajudam a apurar
os últimos ajustes. A previsão é de que, em outubro, o Cacuriá estará
disponível para todos os educadores.
Os resultados obtidos, até o momento, são o
estímulo à capacidade criativa dos professores e a possibilidade de customizar
e regionalizar o conteúdo apresentado aos alunos – o que consiste em uma boa
receita para o envolvimento e o engajamento tanto de quem ensina quanto de quem
aprende.
Quem nos conta tudo isso com a animação de quem vê um filho nascer é o
professor doutor Carlos Salles, professor adjunto da Universidade Federal do
Maranhão (UFMA) e coordenador do projeto Cacuriá.
Como surgiu o projeto Cacuriá?
Qual é o conceito da
ferramenta?
Como funciona o software?
Como é isso?
Qual a expectativa quanto
ao uso da ferramenta pelos professores?
Qual sua expectativa de impacto na
educação pública com o Cacuriá?
FONTE: AREDE