ALEMA

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

FAZENDA PALMIRA, ENTRE URBANO SANTOS E BARREIRINHAS

Uma página perdida da história dos ciclos das fazendas no Baixo Parnaíba Maranhense em meados do século XIX e início do século XX.
IMAGEM: JOSÉ ANTÔNIO
Quem viaja do povoado Boa União município de Urbano Santos ao povoado Jabuti município de Barreirinhas tem que passar pela histórica Fazenda Palmira. Um local onde percebe-se com clareza um ar de fazenda velha.

Segundo informações dos moradores da região, o proprietário da Palmira era um senhor dono de escravos do final do século XIX, conhecido e afamado pela riqueza que tinha dono de grandes faixas de terras e animais, também foi condecorado com título de patente assim como a maioria dos fazendeiros daquela época.

A economia da Palmira era baseada na fabricação de rapadura, cachaça de cana e algodão. No pátio da fazenda ainda tem muitas árvores antigas como mangueiras e um ipê centenário, além da capela onde guarda os restos mortais dos antigos donos da propriedade rural.

A Fazenda Palmira ajuda a remontar os capítulos perdidos da história do Brasil no leste maranhense.

(Pesquisa e imagem: José Antônio Basto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.