Cruzada Evangelítica da Ceadema em Belágua/MA

domingo, 22 de setembro de 2013

DOUTORES JOSÉ MANOEL E JOSÉ DANILO, MÉDICOS CUBANOS JÁ CHEGARAM EM URBANO SANTOS-MA PARA TRABALHAR PELO !MAIS MÉDICOS" DO GOVERNO FEDERAL

 Prefeita Iracema Vale proporcionou um grande jantar para recepcionar os dois médicos enviados pelo Governo Federal através do "Programa Mais Médicos". Na ocasião fizeram presentes todo o secretariados  vereadores e representantes do governo. Já se encontra em Urbano santos desde amanhã de hoje os médicos:
Dr. José Manoel Vidal, oriundo de Havana, capital de Cuba que tem 2 milhões de habitantes, tem 48 anos de idade e 25 anos de experiência em medicina comunitária. Já Dr. José Danilo Telleria Castellanos, de Guantánamo, cidade com 600 mil habitantes, tem 54 anos dos quais 28 no exercício da medicina.

Ambos trabalharam em missões de medicina humanitária em vários países das américas, dentre eles Bolívia, Venezuela, Honduras e Guatemala e na áfrica, no Paquistão.
 Para Dr. Danilo os problemas de saúde de países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil, são similares à outras realidades. A exemplo do início do câncer de colo de útero, facilmente detectado através do "preventivo", Danilo destacou que prevenção é o forte da medicina cubana, mas que sua formação e experiência nos países pelos quais já passou também o ajudaram no que diz respeito à medicina curativa.
 Já Dr. Manoel foi quem nos falou sobre o caráter humanitário da medicina cubana, lá os médicos são formados em faculdades integralmente públicas, recebem bolsa-estudo no último ano do curso e devido a este investimento que o governo faz na formação dos estudantes, estes quando médicos, dão retorno ao povo trabalhando nos lugares de mais difícil acesso, onde as pessoas mais pobres se encontram, periferias da grandes cidades e povoados rurais. "Uma forma de retribuir o investimento na educação é trabalhar onde a população mais precisa de saúde pública", afirmou Dr. Manoel.
 A prefeita Iracema Vale(PT), que é enfermeira e se mostra radiante com o reforço dado pelo Governo Dilma, fez questão de recebê-los e já conversam sobre saúde a todo momento. Visando uma rápida adaptação dos mesmos à realidade local e consequente superação de alguma dificuldade de comunicação que possa ocorrer... falaram das doenças mais comuns e seus nomes populares, regionais e científicos.
 Além disso os mais de 600 médicos passaram por um curso intensivo de português em Fortaleza-Ce.
 Os nossos 2 novos médicos irão trabalhar prioritariamente nos povoados Cajazeiras e Bom Jesus.   TEXTO: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL












Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA
Participação da Cantora SARAH FARIAS: Org: Batista Shalom