ALEMA

quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESCOLA ESTER FLORA DE ARAÚJO INICIA AS ATIVIDADES DE ARTES DO PROGRAMA MAIS CULTURA

A escola Estar Flora de Araújo de Urbano santos, sob a direção da Nevinha Ramos, iniciou as atividades do Programa “Mais Cultura nas Escolas”, do Governo Federal.

As atividades são desenvolvidas pelos alunos da escola e contempla aproximadamente 50 alunos com idade de 13 a 20 anos.

O projeto consistiu no enfoque da pintura em tela, levando os alunos a produzir suas próprias obras. O objetivo é incentivar e verificar a habilidade dos alunos em pintura livre. Para tanto, os alunos usam telas, pincéis, tintas, água, pano e etc. As aulas tiveram a intenção no que tange à necessidade de desenvolver nos alunos as suas habilidades e propiciar-lhes o domínio das competências básicas para a leitura e compreensão de uma obra de arte.

SR. PEDRO ORIENTANDO OS ALUNOS                               
O primeiro passo foi focalizar a teoria geral da arte, especialmente da pintura, tratando de conceitos básicos como contrastes, luz, sombra, matizes, planos de pintura, dimensões, formas e cores. As aulas teóricas foram realizadas no mês de dezembro de 2014, onde foi proferida pelo coordenador professor Reginaldo.

Após as aulas teóricas os alunos partiram para a aula prática onde cada aluno escolheu uma obra como inspiração para seu trabalho. Esse procedimento permitiu observar o desenvolvimento dos alunos, a capacidade que apresentam de criar seus próprios objetos artísticos. O objetivo maior é difundir entre os alunos uma nova cultura artística, e uma experiência de vida.

A expectativa é que ao término dos trabalhos, os alunos farão a exposição das telas na própria escola, onde ficarão à disposição dos demais alunos, professores, pais e sociedade em geral.

De acordo com a direção da escola, “as iniciativas do Programa Mais Cultura do Governo Federal em parceira com escola Ester Flora de Araújo de Urbano Santos, possibilitam aos alunos a vivência em atividades culturais num formato diferenciado do que é realizado nas oficinas do Tempo Integral e Mais Educação. É como um processo de imersão cultural que gera uma nova experiência, seja na área de dança, desenhos artísticos, música, teatro ou outra”.

O programa "Mais Cultura nas Escolas", é uma inciativa do Governo Federal em parceria com Escola Ester Flora de Araújo de Urbano Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.