K - Farma, a Marca da Saúde.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA ENFERMEIROS PARA TESTES EM HIV, SÍFILIS E HEPATITE B E C

Nos dias 27 e 28 de abril a Prefeitura de Urbano Santos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com parceira da Secretaria do Estado de Saúde(SES) por meio do Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST/AIDS - e coordenação municipal do programa - DST/AIDS - promoveu no auditório do centro administrativo, em Urbano Santos, treinamento para capacitar profissionais de saúde para realização de teste rápido em HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Nesta capacitação também  participaram os  profissionais  do município de Nina Rodrigues, uma parceria firmada entre as duas prefeituras.


A oficina contou com a participação de duas facilitadoras da Secretaria do Estado de Saúde (SES): a bioquímica  Gisele Pereira Soares Lopes e a gestora em saúde Maria Domingas Pinheiro Pereira. Durante os dois dias de treinamento, as facilitadoras focaram em estudos de casos, dinâmicas e práticas de testes.

Ao todo participaram 10 profissionais do município de Urbano Santos e 8 profissionais do município de Nina Rodrigues dentre os mesmos enfermeiros e bioquímico.

De acordo com a coordenadora do programa DST/AIDS, Emannuelle Pessoa: "A testagem rápida é segura e eficaz, e com sua implantação reforça-se a prevenção e diagnóstico no município".

Ela evidencia ainda que dessa forma os pacientes podem obter melhor resposta ao tratamento dessas doenças. "Feita a testagem, o resultado sai em até 20 minutos, em média. Além da coleta, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em caso positivo, ele será encaminhado ao serviço de referência nos municípios. Sendo que após treinamento os Testes Rápidos serão implantados  em todas UBS do município", concluiu.

Após o término do treinamento foram discutidos os aspectos em relação à expectativa do curso e foram entregues os certificados aos participantes pela Secretária Municipal de Saúde de Urbano Santos, Clesiane Souza Silva e Represente da Secretária de Nina Rodrigues a coordenadora da estratégia saúde da Família, Verisleine Aranha de Oliveira.



REDAÇÃO: EMANNUELLE PESSOA
FOTOS: SECOM

Sem comentários:

Publicar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.