ALEMA

sábado, 30 de abril de 2016

MUITOS AINDA CONFUNDEM O 'DIA DO TRABALHADOR' COM DIA DO TRABALHO

Nos dias atuais ainda encontramos trabalhadores
submetidos à condições parecidas com escravidão
'O trabalho' não é exclusividade humana, ele é uma atividade ou qualquer movimento que pode ser executado inclusive por máquina e robôs. Pode ainda ser interpretado de diversas formas, como por exemplo, o local onde se trabalha, ou seja 'no trabalho'. A palavra 'trabalho' deriva do latim 'tripalium', que era um instrumento para tortura durante a idade média. 

Já o(a) Trabalhador(a) é o ser humano, este sim, merecedor de todas as comemorações, ele precisa vender a sua mão de obra no sistema capitalista e, dessa maneira obtêm de forma digna a remuneração chamada salário, para assim sobreviver e sustentar sua família. 

O dia internacional dos(as) Trabalhadores(as) é comemorado em 1° de maio e foi instituído em junho de 1889, em Paris, pela Internacional Socialista – organização que reunia trabalhadores de todo o mundo.

Adicionar legenda
A data foi escolhida porque no dia 1º de maio daquele ano milhares de operários saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para protestar contra as condições desumanas nas indústrias, na época da Revolução Industrial. A greve foi geral e reivindicava, entre outras melhorias, a redução na jornada de 14hs para 8hs diárias. A paralisação durou dias e resultou na morte de vários trabalhadores.

Portanto, parabéns pelo dia do Trabalhador, 01o de Maio, que inclusive é feriado na maior parte do planeta, ou seja nem dava pra ser dia do trabalho mesmo...
  
Iran Avelar, sociólogo 

Baseado em texto do blog Além da Economia




Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.