ALEMA

domingo, 29 de abril de 2018

COM NOVAS TECNOLOGIAS DA EMBRAPA, SISTEMAS AGRÍCOLAS CONSORCIADOS FORTALECEM AGRICULTURA FAMILIAR DE TRÊS POVOADOS DE URBANO SANTOS


A prefeitura de Urbano Santos-MA, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, tem buscado de maneira incansável e valorização e desenvolvimento do homem do campo, garantindo renda aos pequenos produtores, possibilitando a tecnologia avançada do meio rural. Os dias 27 e 28 entraram para a história como um marco na política de valorização ao homem do Campo, que vêm sendo adotada pela prefeita Iracema Vale (PT). Na ocasião, foram destacados importantes projetos, prometendo em dá continuidade a mudar a realidade do homem do campo.


Numa iniciativa parte de convênio de cooperação técnica entre Prefeitura de Urbano Santos e Embrapa Cocais, foram implantadas em nos povoados Laranjeiras, Mangabeirinhas e Mata dos Ferreiras três Unidades de Referência Tecnológica e Construção de Conhecimentos (URTs) com as culturas prioritárias (milho, mandioca, arroz e feijão), sendo parte delas plantadas com sementes biofortificadas (projeto BioFORT) que visam garantir fonte de renda e desenvolvimento ao meio rural.

_______Leia mais...
* Técnicos da Embrapa Elogiam a Parceria da Prefeitura de Urbano Santos e os Resultados do Projeto "Sistemas Agrícolas Consorciados" Implantados na Zona Rural.
* Prefeitura De Urbano Santos/MA e Embrapa Cocais Assinam Termo de Cooperação Técnica Para Transferência de Tecnologia


Durante o dia "D de Campo", os projetos implantados nas comunidades, o público obtiveram conhecimento sobre “Sistemas Agrícolas consorciados: tecnologias de manejo das lavouras na agricultura familiar”, “Alimentos biofortificados: produção e oportunidades de comercialização” e “Organização dos campos agrícolas de Urbano Santos”.

Os sistemas agrícolas consorciados consistem basicamente em organizar a diversificação produtiva da família em faixas, separando as culturas cultivadas de forma que não haja competição entre elas por nutrientes, água, luz e espaço. A metodologia preconiza a implantação de URTs em áreas de um hectare nas comunidades selecionadas pela prefeitura parceira, com uso de novas cultivares lançadas pela Embrapa e variedades em uso na região. Além do consórcio, o sistema preconiza a rotação de culturas entre o arroz, feijão e milho, prática que intensifica o uso da terra com sustentabilidade, conservação e manejo adequados do solo.

Essa é a grande lógica do sistema: diversificar com sustentabilidade. A transferência desta tecnologia é feita diretamente nas comunidades com a participação dos técnicos e produtores das regiões. O que queremos é a construção do conhecimento e a promoção do desenvolvimento regional pelo empoderamento dos técnicos locais, que, por sua vez, repassam esse conhecimento para o pequeno produtor sobre técnicas de manejo do solo, de pragas e doenças, fertilidade e arranjos espaciais para uso mais eficiente da terra com diversidade de produção e melhoria da produtividade por unidade de área para o pequeno produtor”, explica o analista da Embrapa Cocais Carlos Santiago, que trabalha com a transferência de tecnologia envolvendo os SACs no Maranhão.

Assista ao vídeo das entrevista da Secretária Priscila Faustina e do Conselheiro de Gestão, Clemilton Barros. 

              

Urbano Santos é hoje um modelo de município empreendedor no campo da inovação tecnológica e social. A parceria com a Embrapa tem propiciado que agricultores mais humildes tenham acesso ao conhecimento necessário para transformar as lavouras em áreas de altas produtividades e diversificação da produção, garantindo a segurança alimentar e ainda excedentes de produção. Além disso, o desenvolvimento da agricultura familiar tem incluído pessoas e comunidades, contribuindo para a redução da pobreza no campo e nas cidades.


O dia de campo contou a presença da Secretária de Agricultura, Priscila Faustina, das Adjuntas de Agricultura, srª Nalva e Lúcia Torres, das Agrônomas, Gabriela Pestana e Hadassa Ramos, do Engenheiro de Pesca, Francisco Andreghetto, dos Técnicos (a) Liliane Moreno, Moacir Costa e José de Ribamar, do Conselheiro de Gestão, Clemilton Barros e demais Secretários Municipais, além dos Técnicos Agrícolas do Setor de Transferência de Tecnologias da Embrapa e das comunidades locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.