ALEMA

sexta-feira, 26 de abril de 2019

EM PARCERIA COM A EMBRAPA, PREFEITURA DE URBANO SANTOS PROMOVE DIA DE CAMPO, COM INOVAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE USO BIOFORTIFICADOS.


A prefeitura de Urbano Santos, por meio da secretaria de agricultura em parceria com a Embrapa Cocais realizou dias de campo voltados para agricultores familiares, técnicos e extensionistas com o temas ''Manejo das cultivadas de arroz, 'consórcio rotacionado para agricultura familiar', com o uso de variedades biofortificados", visando a transferência de  tecnologias em consórcio rotacionado para inovação na agricultura familiar de uso de variedades biofortificadas.


Na safra 2018/2019 o evento iniciou nesta quinta-feira (25) na comunidade Cajazeiras, fruto do convênio da prefeitura com Embrapa e fundação Elizeu Alves, que completa dois anos de execução e tem dado muito certo.


No próximo dia 30 (Terça-feira) a secretaria de agricultura estará realizando  mais um dia de campo na comunidade Mato Grande, fechando o ciclo de dia campo da modalidade CRIAF. O objetivo do evento é transferir conhecimento tecnológico de produção, trazendo a melhoria das condições de manejo e diversificação dos cultivos para incrementar produção e produtividade com sustentabilidade socioeconômica e ambiental da agricultura familiar, eficiência no uso da terra e máxima rentabilidade da lavoura.


A adoção das técnicas propicia a redução da carga de trabalho e do desmatamento, ampliação da capacidade de produção por unidade de área e mais segurança alimentar e renda para a agricultura familiar.

As unidades de construção do conhecimento e as unidades de referência tecnológica - URTs são instaladas para colaborar com essa mudança da realidade das comunidades. As culturas são beneficiadas por arranjos de produção que englobam fertilidade, espaçamento, densidade de semeadura, uso de cultivares mais adaptadas e rústicas, rotação de culturas, delineamento de  cultivos e outras técnicas.  


Estiveram presentes: Equipe Embrapa Cocais (Carlos Santiago, Carlos Vitoriano, Júnior Bezerra, Guilherme Abreu), Equipe Agerp (Gestor regional Domingos Pascoal, Alba Tahan, Uelbison Araújo), Equipe SEAGRI/UBS (Secretaria municipal Priscila Faustina, adjunta Marinalva Nascimento, agrônomas Hadassa e Gabriela, técnicos Moacir, José Maria, José Rafael, Cleberton) e as comunidades cajazeiras (Anfitriã do evento), Pedra Grande e comunidades vizinhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.