Com grande tristeza recebemos na noite do dia 19/07 a notícia do falecimento do camarada José Antônio de Magalhães Monteiro, conhecido como Zé Antônio, no Instituto do Coração de Maceió. O sepultamento ocorreu no dia 20/07, às 16 horas, no Parque das Flores, Maceió-AL.
José Antônio, maranhense, alagoano de coração, militante político, ex-padre (em Urbano Santos-Ma), sociólogo, professor, foi preso e torturado durante o regime militar.
Teve sua história marcada pela coragem durante a ditadura e na democracia. Bravura escancarada ao mundo em 1999 quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nomeou como diretor-geral da Polícia Federal o delegado João Batista Campelo, responsável pelas torturas que sofreu em 1970. Denunciou com firmeza seu algoz que permaneceu no cargo por três dias.
Biblioteca de Urbano Santos em sua homenagem |
Mesmo após as barbáries sofridas, seguiu na luta pela construção de um modelo de sociedade justo, servindo de exemplo para a sua geração e as futuras, como a minha, que sempre viu nos posicionamentos de Zé Antônio um exemplo para lutar. Atualmente fazia parte da direção estadual do PCdoB de Alagoas.
(Fonte: blog da Claudia Petuba, com adaptações)
Pe. José Antônio na casa paroquial de Urbano Santos |
Veja uma das últimas entrevistas de José antônio aqui
Veja mais sobre o Pe. José Antônio aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.