ALEMA

quinta-feira, 31 de julho de 2014

FALECE EM ALAGOAS O EX-PÁROCO DE URBANO SANTOS JOSÉ ANTÔNIO DE MAGALHÃES MONTEIRO

Com grande tristeza recebemos na noite do dia 19/07 a notícia do falecimento do camarada José Antônio de Magalhães Monteiro, conhecido como Zé Antônio, no Instituto do Coração de Maceió. O sepultamento ocorreu no dia 20/07, às 16 horas, no Parque das Flores, Maceió-AL.

José Antônio, maranhense, alagoano de coração, militante político, ex-padre (em Urbano Santos-Ma), sociólogo, professor, foi preso e torturado durante o regime militar. 

Teve sua história marcada pela coragem durante a ditadura e na democracia. Bravura escancarada ao mundo em 1999 quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nomeou como diretor-geral da Polícia Federal o delegado João Batista Campelo, responsável pelas torturas que sofreu em 1970. Denunciou com firmeza seu algoz que permaneceu no cargo por três dias. 
Biblioteca de Urbano Santos em sua homenagem
Mesmo após as barbáries sofridas, seguiu na luta pela construção de um modelo de sociedade justo, servindo de exemplo para a sua geração e as futuras, como a minha, que sempre viu nos posicionamentos de Zé Antônio um exemplo para lutar. Atualmente fazia parte da direção estadual do PCdoB de Alagoas. 
(Fonte: blog da Claudia Petuba, com adaptações)

Pe. José Antônio na casa paroquial de Urbano Santos
Veja uma das últimas entrevistas de José antônio aqui
Veja mais sobre o Pe. José Antônio aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.