ALEMA

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CUIDANDO DA TERCEIRA IDADE: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DESENVOLVE PROJETO “APROVEITANDO A MELHOR IDADE”, EM URBANO SANTOS/MA


Desde 2013 o projeto “Aproveitando a Melhor Idade” oferece os idosos de Urbano Santos diversas atividades que vão desde o lazer, passando pela saúde, oficinas de cursos focados em geração de renda e a garantia de direitos.


O projeto é desenvolvido pela prefeitura de Urbano Santos, administrada pela prefeita Iracema Vale, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como foco na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social. Atualmente são 80 idosos inscritos no projeto.


O projeto atua em diversas frentes. Uma delas é o encontro semanal para realização de atividades físicas com profissionais especializados. Os exercícios são responsáveis por melhorar a qualidade de vida dos idosos por conta dos impactos na saúde física e mental, proporcionando bem-estar e aumento da autoestima. Uma das novidades do  projeto “Aproveitando a Melhor Idade” desenvolvida pelo CRAS, acompanhada pelas Assistentes Social Patrícia Sousa, Gelcinha Reis, Polyete Costa, é ofertada aulas de hidroginástica.



Os participantes também recebem atenção à saúde por meio de ações que oferecem acompanhamento clínico, realização de exames rápidos e palestras voltadas ao direito do idoso.


A coordenadora do “Aproveitando a Melhor Idade”, Lurdes Silva, afirma que o resultado das ações na vida dos idosos do município é positivo. “Além de se sentirem valorizados pela gestão municipal, os participantes têm acesso a informações e direitos que muitas vezes nem sabiam que existiam” diz a coordenadora.


As ações contam com apoio das secretarias municipais  de Cultura, Saúde, Mulher, Transporte, Trabalho e Finanças. A integração das secretarias faz parte do sucesso do projeto, como destaca a secretária municipal de assistência social, Caroline Soeiro.



O projeto é mantido completamente pela prefeitura. As outras secretarias são acionadas e prontamente atendem às necessidades, fazendo assim com que as atividades sejam realizadas”, finalizou a secretária.

ASSISTA AO VÍDEO:

          

Fonte: Site da Prefeitura de Urbano Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.