ALEMA

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

V FÓRUM DE LEITURA “Diversidade em ação: somando culturas resgatando histórias”


A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 30 e 31 de outubro de 2017, no Centro Social “Peneirão”  o V Fórum Municipal de Leitura que já faz parte do calendário escolar de nosso município,  esse ano estamos na quinta edição,  com o Tema “Diversidade em ação: somando culturas resgatando histórias” numa perspectiva de reconhecer as culturas existentes em nosso município bem como em se tratando que estamos paralelo a isso,  trabalhando  "Urbano Santos no caminho da Balaiada " resgatar algumas particularidades relacionadas a Revolta dos Balaios no Maranhão e quais resquício deixaram em nosso município.  O objetivo principal é estimular e promover a leitura através das pesquisas,  ampliando conhecimento nas diferentes áreas.


Na abertura do evento, noite do dia 30 de outubro, estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação professora Nilma Sodré, as Secretárias Adjuntas professora Francenildes Simões, professora Vagneia Monteles, professora Francinete Borges, os Conselheiros professor José Raimundo Correia que representou a Prefeita em exercício Senhora Darcy Almeida, professor Clemilton Barros, os Vereadores Gavião, Romiro Marques, Secretário de Cultura Wilson Souza, professor Iran Avelar o presidente do Sindicato dos Professores Jurandi Pedrosa, equipe do governo e demais convidados.


As atividades culturais para essa noite ficaram por conta da “Voz e Violão” com a cantora Larissa Mesquita e a coreografia Balaiada: expressando a liberdade do Colégio Dr. Magno Bacelar. O V Fórum contou com uma palestra que foi proferida pelo Professor sociólogo Iran Avelar, com a temática: Balaios, Vaqueiros, e Mucambos: diversidade social e um movimento. Um tema que foi bem explanado sobre a Revolta dos Balaios no Maranhão.


As demais atividades foram apresentadas durante todo o dia 31 com a presença de alunos, professores,  gestores,  coordenadores  das escolas da sede e da zona rural, momento de troca de experiências e de compartilhar projetos que foram exitosos nas diferentes escolas. A Secretaria de Educação tem reunido esforços com a equipe de gestores e coordenadores para que  todas as ações previstas no calendário escolar sejam mantidas a fim de que os alunos não sejam prejudicados nos anos seguintes.


Em seu discurso a Secretaria agradeceu a Prefeita Iracema Vale, reconheceu seu grandioso trabalho e preocupação com a classe de Professores. Para encerrar os trabalhos, a professora Nilma agradeceu a todos, parabenizou cada um pelos esforços e falou da satisfação com cada um dos que por ali passaram seja para apresentar trabalhos, seja para prestigiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.