ALEMA

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

EM MEIO A PANDEMIA, SECRETARIA DE SAÚDE FAZ LEVANTAMENTO RÁPIDO DO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI, EM URBANO SANTOS

A secretaria de saúde(SEMUS), por meio da Vigilância em Saúde, iniciou nesta terça-feira (12) o primeiro levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), em Urbano Santos/MA.

Nesta ação os agentes de combate a edemias irão vistoriar os imóveis do município até sexta-feira (15).

Este lavamento é efeito por amostragem, em 20% da cidade, com os quarteirões sendo sorteados para a vistoria.

Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, foi realizado apenas o LIRAa de janeiro, que apontou apenas 3,3% dos imóveis estavam infestados pelo mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índices de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta.

Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

A pesquisa mapeia os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses transmitidas pelo Aedes.


Durante os trabalhos da vigilância, a secretária de saúde, Alice Macêdo, recebeu a equipe da Regional de Itapecurú - Mirim que veio vistoriar os trabalhos da LIRAa em Urbano Santos/MA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.