ALEMA

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

POPULAÇÃO PRECISA ESTAR ATENTA PARA NÃO SER MANIPULADA PELOS RESULTADOS DAS PESQUISAS, ALERTA ELIZIANE GAMA


A deputada Eliziane Gama - pré-candidata ao governo do Estado - destacou na manhã de ontem - dia 19 de fevereiro - a importância e necessidade da população maranhense estar atenta para não ser manipulada pelos resultados das pesquisas eleitorais. 

“Acredito que a eleição tem que ser escolhida pela consciência verdadeiramente. O que esse candidato representa e o que esse candidato tem efetivamente para mostrar e apresentar de alternativa diferenciada para o Estado”, ressaltou.

Em aparte ao pronunciamento do deputado César Pires, a deputada se posicionou sobre o resultado das pesquisas de intenções de votos na Região Metropolitana de São Luís para as eleições de outubro deste ano.

“Acredito que o debate sobre as pesquisas é importante, não me refiro apenas ao Instituto DATA-M, mas em relação a todos os demais institutos, pois às vezes fico me questionando sobre qual a sistemática e a metodologia desses institutos. Em algumas pesquisas, o nosso nome, por exemplo, chegou a aparecer até 28 pontos. Ao mesmo tempo, há outros institutos com 17 pontos, com 15 pontos, quer dizer, você vê uma diferença com 15 pontos. Eu acho que é uma diferença muito grande para você ter uma margem tão grande, uma beirando 28 e outra 16, 17 pontos”, questionou.

Eliziane Gama fez referência ao processo eleitoral de 2012, em que mesmo com a sua participação nos debates para concorrer a cadeira na Prefeitura de São Luís, as pesquisas não apontavam o seu nome entre os primeiros candidatos, mas ela alcançou o terceiro lugar com mais de 70 mil votos.

“Lembro que no processo eleitoral municipal de 2012, o nosso nome estava no debate por conta de um resultado eleitoral, aparecendo aqui em São Luís com 12 pontos, enquanto que outros candidatos, por exemplo, que não tinham a visibilidade em relação a São Luís, apareciam com 15 pontos, 16 pontos”, lembrou.

E completou alertando: “Precisamos entender essas metodologias, porque a pesquisa eleitoral influencia o eleitor. Há, às vezes, no inconsciente popular de que a população não vota em quem perde, ou seja, que é inclusive uma forma muito errônea de se pensar a questão das disputas eleitorais. Então, a responsabilidade de uma pesquisa eleitoral é fundamental no processo, porque influenciar para que haja resultado diferenciado nas eleições”, finalizou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.