ALEMA

quinta-feira, 23 de junho de 2016

AGENTES DE ENDEMIAS DE URBANO SANTOS RECEBEM CAPACITAÇÃO E NOVO FARDAMENTO

Agentes de combate á endemias participaram de capacitação sobre técnicas de borrifação residual, tendo como facilitadores os técnicos da Unidade Regional de Saúde, localizada no município de Itapecurú-MA. A capacitação é de iniciativa da Prefeitura Municipal de Urbano Santos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica. 
.


A parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde foi para aperfeiçoar o trabalho dos agentes de combate a endemias nos seus trabalhos para que possam eliminar a transmissão de doenças principalmente a leshmaniose, doença que acometem humanos e animais e é transmitida por um inseto conhecido como “mosquito palha”. Eles são responsáveis pelo trabalho de prevenção e da quebra da cadeia de transmissão da doença, através da borrifação de inseticida na área endêmica. Também fazem a coleta do sangue em animais suspeitos com a doença.

Na capacitação foram apresentados os equipamentos aos agentes e explicadas às técnicas de aplicação dos inseticidas. Durante o treinamento eles realizam a borrifação num local fechado. Logo depois, eles irão realizar tudo o que aprenderam durante seu trabalho de campo.

Agentes de Endemias Ganham Novos Uniformes



Com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à população de Urbano Santos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Sra. Clesiane Sousa, realizou quinta-feira 16 de junho, a 2ª entrega do fardamento aos Agentes de Combate a Endemias (ACE´s) do município.

Anteriormente a SMS, já havia feito a entrega dos fardamentos, materiais de trabalho com EPIs e realizado treinamento para que os novos agentes pudessem desenvolver suas atividades, principalmente no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças: dengue, zika e chikungunya.

Durante o encontro a Secretária de Saúde salientou que o fardamento, além de facilitar a identificação do profissional, melhora o desenvolvimento das suas atividades, e os EPIs, são para garantir a segurança e evitar riscos à saúde do trabalhador.

Os Agentes de Combate a Endemias agradeceram a Prefeita Iracema Vale e a Secretaria de Saúde pelo empenho e atenção com a categoria, pois em pouco tempo, estão sendo oferecidas condições de trabalho e incentivo para o bom exercício das atividades por estes servidores.

Redação: Regimar Soiero

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.