ALEMA

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Urbano Santos realiza III Semana do Bebê

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2016, realizou-se a III Semana do Bebê, no Parque Municipal Solon Soeiro, pela Comissão do Selo UNICEF e a Prefeitura de Urbano Santos, em parceria com as Secretarias de Saúde, Secretaria de Educação, Assistência Social, Cultura, Comunicação, Conselho de Gestão, CMDCA e Conselho Tutelar. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Ressaltamos que a Semana do Bebê já faz parte do calendário de ações do município, iniciativa da Secretaria de Saúde do município de  Urbano Santos-MA, desde a aprovação da Lei em 2014.


A abertura oficial do evento foi dia 16.11 às 9:00 horas no Centro Administrativo pela Secretária de Saúde Senhora Clesiane Sousa e o presidente do CMDCA, Senhor Jeoflancos de Jesus que falou sobre os direitos da criança e do adolescente e fez ainda uma breve explanação dos desafios na garantia de direitos no século XXI e de modo bem particular em nosso município.  Na sequência, houve palestra com uma psicóloga e encerrando com uma apresentação cultural.

No dia 17.11 quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação através das escolas, às 16:30h,  realizou várias apresentações com a participação dos alunos sob orientações de professores, coordenadores e diretores, entre elas destacamos a UEB Emília de Araújo Melo com um belíssimo coral, a UEB Chagas Araújo com uma dramatização: Rosa Juvenil e a UEB Professora Assunção com a exibição de um vídeo “A abelha e a tartaruga” e outras atividades para os diferentes momentos, estiveram  presentes a Secretária Adjunta de Educação professora Vagneia da Mata Monteles, o presidente do CMDCA Senhor Jeoflancos de Jesus, Secretária de Saúde Senhora Clesiane Sousa, Secretária Adjunta Senhora Alice Viana, Vereadora Leidiane Ramos,  técnicas da SEMED, gestoras, coordenadoras, professoras, pais, e especial o público alvo que são as crianças, e demais convidados.


Finalizando a Semana do Bebê dia 18.11 com uma caminhada com as gestantes seguida de palestras e atividades com educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiros, conselho tutelar, médicos e toda equipe da saúde da família. Logo em seguida houve sorteios de enxoval entre as gestantes. E no mesmo  dia (18) nasceu  O bebê prefeito que recebeu simbolicamente a chave da cidade, o bebê prefeito é  filho da Senhora Eliane do Bairro da Fazenda, que teve parto normal.


Essa é uma iniciativa realizada anualmente há três anos no município de Urbano Santos e em 2014, com o incentivo do UNICEF e termo firmado entre governo e UNICEF a caminho do selo Unicef.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.