ALEMA

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EMBRAPA FIRMA PARCERIA COM PREFEITURA DE URBANO SANTOS

  A EMBRAPA esteve hoje (16) em Urbano Santos-Ma no evento que firmou parceria da instituição com a prefeitura de Urbano Santos-Ma. O município recebeu o Sr° Carlos Vitoriano, Analista de transferência de tecnologia,  O Coordenador Geral da EMBRAPA Cocais, Valdemício de Souza, que falou sobre o objeto central da parceria que é a “transferência de tecnologia” para associações, cooperativas e agricultores familiares, visando melhorias na atividades produtivas, desde a semente, espaçamento, correção do solo, quantidade adequada por hectare, época de plantio, buscando assim tentar sair da média obtida na região, por exemplo de mandioca, que é de 3 toneladas por hectare(IBGE) para 15 a 20 toneladas.

  O exemplo usado foi o da mandioca, o mais adequado, segundo a prefeita Iracema Vale, visto que é essa a nossa aptidão, afirmou ainda que é preciso valorizar a cultura local, “nada de ideias mirabolantes que só servem pra dar errado e traumatizar nosso povo que fica cada vez mais descrente dos projetos... queremos soluções simples, porém de resultados significativos”, reforçou a prefeita Iracema.

 Valdemício reforçou que precisamos fazer produtos atrativos: “as vezes a forma que o produtor gosta de produzir um subproduto não é o mais interessante para o mercado, precisamos produzir para si e para os outros, e qualidade é importante para inserção no mercado, tanto interno quanto externo, as certificações são dadas a partir de um protocolo de técnicas que devem ser cumpridas objetivando um produto de melhor qualidade e assim de maior valor agregado, os trabalhadores precisam se preparar para isso”.

  A parceria com a prefeitura, prevê a instalação de unidade demonstrativas com efeito multiplicador do aprendizado, para assim repassar aos agricultores as tecnologias.
          A parceria irá buscar junto ao BNB( Banco do Nordeste), que esteve presente o agente de desenvolvimento  do mesmo o Sr° Rildo Macedo, Seagri e o próprio município viabilizar financeiramente a parceria.

  A EMBRAPA trouxe para o município, 4 minibibliotecas rurais, com os principais livros indicados para trabalhadores rurais que foram entregues a prefeita e ao secretário de agricultura, que na ocasião assinou o termo de recebimento, essas minibibliotecas serão distribuídas nos  polos rurais de produção de Urbano Santos, tal iniciativa foi sugerida pelo próprio Presidente Lula, assim que assumiu o primeiro mandato, são 120 assuntos/tecnologias, com linguagem simples, direcionados ao trabalhador rural, são abordados: hortaliças, arroz, feijão, mandioca, caprinos, industrialização de produtos, os livros acompanham versão em CDs para facilitar mais ainda o acesso às informações.

  As bibliotecas serão apresentadas por técnico de Brasília para multiplicadores que levarão aos povoados esta capacitação inicial, para o manejo adequado dos conhecimentos abordados. Ainda foi anunciada a instalação, ainda este ano, de uma unidade de beneficiamento de mandioca.

 A prefeita  Iracema Vale aproveitou para divulgar uma das principais realizações de sua administração na área da agricultura: “ainda em janeiro fizemos 100 ha de campos agrícolas, logo que assumimos. Agora, em novembro e dezembro, iremos preparar 400 ha, um salto significativo para um município que nunca viu essa iniciativa por parte do poder público”, são 1400 linhas de roça, fez questão de frisar o vereador Gavião, que esteve presente no evento, junto ao presidente da Câmara e demais vereadores, assim também como representantes de todos os povoados do município de Urbano Santos, a prefeita Iracema Vale no final do encontro assinou o termo de Cooperação Geral, junto com o chefe geral da EMBRAPA Cocais, celebrando assim esse compromisso de trazer para o município as tecnologias da EMBRAPA.  

Texto: Site da Prefeitura de Urbano Santos , Reeditado por Francilene Medeiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.