ALEMA

terça-feira, 18 de março de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE URBANO SANTOS REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE NO BAIRRO DA GRAÇA

A prefeitura municipal de Urbano Santos através da secretaria de Saúde realizou pela manhã um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue no bairro Graça.

Participaram desta ação os Agentes de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos Cubanos, e a equipe de Turismo e Juventude.

Aproximadamente 350 pessoas participaram da ação.

A campanha deu inicio hoje e vai até sexta feira, onde todos componentes estarão em cada bairro da cidade fazendo as orientações básicas a todos os moradores para combater o mosquito da dengue. 

A equipe de combate a dengue levou uma faixa para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar focos da dengue. 

As secretárias de Saúde Clesiane e Layde Ramos afirmram que o mais importante é que cada cidadão Urbano-santense assuma o compromisso de se engajar na luta pela erradicação dos focos do mosquito aedes aegypti”. 

De acordo com a prefeita Iracema Vale o governo municipal tem se empenhado em promover campanhas e ações que visam à prevenção de doenças. Todo dia é dia de se combater o mosquito da dengue. O trabalho de prevenção é de extrema importância para que dia pós dia consigam reduzir bastante o número de casos de dengue em Urbano Santos”, disse a prefeita Iracema Vale.

VEJA O VÍDEO                                                                                  

             


IMAGEM ILUSTRATIVO
:: DÚVIDAS FREQUENTES :
  Como é o mosquito da dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o inseto é infectado?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?

Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.