ALEMA

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA COMEÇA EM URBANO SANTOS


A prefeitura de Urbano Santos, através das secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Saúde promoveu hoje pela manhã, 27, a abertura oficial do “Outubro Rosa” que visa alertar as mulheres urbanosantenses sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

Realizado no Centro Administrativo, o evento contou com a presença da prefeita Iracema Vale, vice-prefeito Miguel Mesquita, Secretária de saúde, Clesiane, Secretária Adjunta, Alice Araújo, Secretário de Assistência Social, Edinilson Moura, Secretária da Mulher, Jacira Marques, vereador Raimundo e dos Agentes de Saúde do município.
Durante a programação foram realizadas palestras sobre o tema, serviços de coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

A palestrante ficou por conta da Alcimara, onde apresentou várias dicas como identificar o câncer de mama, câncer do colo do útero e destacou como se prevenir, buscando sempre orientações médicas.

Como surgiu o Outubro Rosa:
O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde durante o mês de outubro vários Estados fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção à doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo as pessoas em torno da causa.

A programação se estenderá até o dia 31 de outubro. Durante a semana haverá palestras pelas manhãs e atardes, em todos os postos de saúdes haverá atendimentos. 

Veja a programação da semana, dia 27 a 31 de outubro – pela tarde...
14:00 hs - início das atividades - todas as semanas.
Consultas, realização de exames, testes rápidos, vacinas, distribuição de preservativos, retiradas de documentos (carteiras de trabalho e cartão SUS).
Obs. Essas atividades serão ofertadas todos os dias no horário da tarde em todos os postos de saúde.

Programação da semana pela manhã, dia 28 a 31 de outubro.
28/10
9:00 hs – Palestras sobre prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero
10:00 hs – Palestras e atendimento da saúde nos casos de violência sexual
29/10
9:00 hs – Palestras sobre Lei do acompanhamento e Registro de paternidade
10:00 hs – Palestras sobre DST´s e gravidez na adolescência
30/10
9:00 hs – Palestras sobre direitos sexuais e reprodutivos
10:00 hs – palestras sobre direitos previdenciários e benefício assistenciais
31/10
9:00 hs – palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero
OBS. As 16:00 horas - Caminhada com concentração em frente a igreja Matriz.


 VEJA O VÍDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.