ALEMA

segunda-feira, 21 de maio de 2018

PREVENÇÃO: SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE E VERMINOSES, EM URBANO SANTOS


A Prefeitura de Urbano Santos, administrada pela prefeita Iracema Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 17 a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses, e como ponto de partida as Escolas Municipais Deus é Amor e Santos Carvalho. A ação tem como público-alvo crianças de 5 a 14 anos de idade, matriculadas no ensino fundamental.

__________Leia mais...


O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e as formas de prevenção dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a campanha, será feita a busca ativa de casos novos de hanseníase, profilaxia para as geo-helmintíases e investigação dos contatos domiciliares.


Quando uma criança é detectada com a doença significa que alguém do convívio dela também tem. Por isso, em casos positivos, os profissionais da atenção básica examinarão familiares e outras pessoas que têm contato direto com o aluno. As doenças têm cura e a transmissão é interrompida já no início do tratamento”, explica a enfermeira Yelenna Santos que ministrou as palestras nas duas escolas citadas. É importante lembrar que a administração do vermífugo é previamente autorizada pelos pais, através da assinatura da carta de aceite, que consta na ficha de autoimagem, que os pais recebem na palestra. A campanha acontecerá até junho, em 15 escolas pactuadas das sede e zona rural, de acordo com o cronograma montado pela coordenação da Vigilância Epidemiológica.

Redação e fotos: Emanuelle Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.