ALEMA

quarta-feira, 16 de maio de 2018

SECRETARIA DE SÁUDE REALIZA PRIMEIRO LIRA DE 2018, EM URBANO SANTOS/MA

A Prefeitura de Urbano Santos/MA, administrada pela prefeita Iracema Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Epidemiológica realizou nos dias 8 a 10 de maio o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) de 2018.

Este primeiro LIRA irá nortear as principais ações de combate ao vetor da dengue, chikungunia e zika vírus, que é o mosquito Aedes aegypti”, observou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Emannuelle Pessoa.

Os critérios de avaliação do Ministério da Saúde para o controle da dengue identificam os criadouros predominantes e a situação de infestação, pelo levantamento dos focos de presença do vetor. Segundo o Ministério da Saúde, quando o extrato do LIRA identifica menos de uma casa infestada de criadouros para cada 100 pesquisadas, o índice (até 0,9%) é considerado satisfatório. Quando as equipes de Saúde identificam de uma a três casas infestadas a cada 100 propriedades pesquisadas, o índice é avaliado como sendo uma situação de alerta.

O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias é muito importante para mantermos e até reduzirmos ainda mais os índices de infestação do Aedes aegypti”, ressaltou Emannuelle. Porque, qualquer descontinuidade nas ações de enfrentamento e controle de vetores, principalmente nesta época de chuvas, pode alterar o quadro para uma situação de risco de surto da dengue em determinado Bairro ou em toda a Cidade”, explicou.

Ressalta-se também a importância das ações de enfrentamento e controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além das campanhas de educação e prevenção os agentes de endemias realizam periodicamente as visitas domiciliares para localização e eliminação dos focos criadouros do Aedes aegypti e orientação das famílias. Infelizmente, constata-se que mais de 80% dos focos, criadouros do mosquito, são residenciais, passíveis de eliminação, como: bebedouros de animais, vasos de plantas e até pequenas tampinhas de garrafas de plástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.