Cruzada Evangelítica da Ceadema em Belágua/MA

quarta-feira, 13 de junho de 2018

URBANO SANTOS QUASE 90: ESCRITORES DE SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS

Começamos nossa semana editando as primeiras linhas que marcam o aniversário de Urbano Santos, dia 05 de Junho a Secretaria do Meio Ambiente conduzida por nosso jovem Rodolfo Gabriel trouxe informações e debates pontuais sobre os cuidados com a água, orientações de como separar os lixos, entre outros conhecimentos para que se tenha uma vida mais saudável um meio ambiente sadio.


Nosso município tem procurado encarar os desafios com responsabilidades; dia seguinte realizamos o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2017/2020, essa é uma ação desenvolvida pelo  Conselho Municipal da Criança e a Adolescente (CMDCA), Prefeitura Municipal de Urbano Santos através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Juventude, Cultura, Comunicação, Conselho Tutelar, organizações e sociedade civil, o protagonismo Juvenil esteve evidenciado através do Núcleo de Cidadania da Criança e Adolescente (NUCA) que conta com a articulação da Secretária da Juventude, Kelly Correia. O objetivo do Fórum foi levantar demandas a partir de grupos temáticos para elaborar o Plano de Ação que visa diminuir as desigualdades sociais no município, garantindo direitos previstos em leis às crianças, adolescentes e promover a participação social. 



A Prefeita Iracema Vale frisou a importância de participarmos das discussões, apontando os desafios e apresentando sugestões porque compreende que em sua gestão tem trabalhado incansavelmente para que todos os indicadores sejam melhorados; quanto a realização do Fórum foi eleita uma comissão intersetorial que organiza e articula as demandas, distribuindo responsabilidades com o articulador professor Clemilton Barros. Nesse sentido, a Secretaria de Educação externa agradecimento a ele, às professoras Vagneia Monteles que foi facilitadora do Fórum, Joelia Reis que ajudou na organização e à Francinete Borges, membro da Comissão. Continuando os registros, a Secretaria da Agricultura sob a responsabilidade da Priscila Faustina fez dia 07 de junho um dia de Campo no Povoado Sapucaia, em parceria com a Embrapa inaugurando o Sisteminha uma demonstração de que há uma preocupação com o homem do campo, quando se realiza os campos agrícolas, facilita os acessos através de melhorias de estradas, se oferta parcerias para projetos, vindos frutos para os próprios lavradores. 


Passado essa página, dia 08, realizamos  a entrega de fardamentos  aos alunos do Povoado Lagoa dos Costas, com a presença de autoridades locais e autoridades de outros municípios, lideranças civis; nesse dia, o povoado se encheu de alegria e orgulho, recebeu a visita de nosso Ilustre Governador Flavio Dino, numa demonstração de respeito à liderança da Prefeita. Nesse mesmo dia a entrega da UBS naquele Povoado, a recepção foi calorosa, os alunos da Unidade de Ensino prepararam uma apresentação linda, com a qual todos ficaram encantados; os moradores agradeceram mais esse serviço oferecido através da Unidade Básica de Saúde,  demonstraram gratidão e respeito ao governo de Iracema Vale; agradeceu a presença de todas as autoridades em nome do Governador Flavio Dino. 



Para continuar as atividades previstas daquele dia, nos encaminhamos para a sede do Município, onde uma multidão esperava o Governador que naquela solenidade entregaria a Maranet, ponto de internet gratuita a todos, entregou os fardamentos aos alunos da rede estadual, anunciou benefícios a nossa comunidade, a exemplo de asfaltamento da estrada que liga Barreirinhas a Urbano Santos! Tempo de colheita, de festa, de alegria! Solenidade de entrega de fardamentos da rede municipal, fiz uso da fala para agradecer e demonstrar  o enorme trabalho realizado  pela Prefeita de nosso município, disse o quanto temos nos esforçado para ofertar mais qualidade e atendimento em todos os setores, disse ainda que estamos a serviço, agradeci a todos em nome de minha equipe do dia a dia, aqui cito as Secretarias Adjuntas Professoras Francinete Borges, Vagneia Monteles, Francenildes Simões. Foi um grande momento de alegria; gratidão aos professores, aos gestores, coordenadores e todos demais funcionários, aos pais e aos alunos que confiam em nosso trabalho. somos gratos. À noite, hora de certificar a nova guarda municipal, momento de orgulho dos familiares, em nome de minha amiga Laura Correia, agora GM Laurinete parabenizo a todos.


E o trabalho não parou por aqui, mais uma página escrita, fomos dessa vez ao Povoado São Raimundo, lá entregamos o sistema de água, entregamos os fardamentos escolares às crianças e adolescentes, fomos agraciados  com homenagens lindas feitas por nossas crianças, ouvimos os anseios de nossas comunidades de perto, mas igualmente ouvimos o contentamento de receber os benefícios, da satisfação,  e de que é preciso olhar para o hoje, com vistas a aguardar melhorias no futuro,   na fala de nosso amigo Domingos que  tão bem destacou sobre fama e tranquilidade, agradeceu a Prefeita Iracema e aos demais vereadores presentes, e  da representante Francisca fazendo uma retrospectiva da história do Povoado e alegria em  contar com a presença do Deputado Aluísio Mendes, por lá ousei dizer algo escrito em minha página social “quem tem um bom Capitão  no time já está com metade do jogo ganho”, logo depois fomos ao Povoado Boa União na homenagem às atletas, vencedoras do JEUS/2018 e na entrega de fardamentos, e fomos tão bem recebidos pelas representações da comunidade e por nossos colegas professores em nome da Bernarda e Marinez, estendo agradecimento aos demais do Polo.

Almoçamos, e que honra degustar as iguarias de Dona Gema Galgany, excelência de recepção! Voltamos em equipe, à tarde, na preparação para os jogos, torcer por nossos atletas e poder de perto ver nossos ídolos da adolescência, a exemplo do Andrade e Adílio, de certa forma, nesse projeto eles realizam sonhos; na mesma noite, para os apreciadores e todos os evangélicos do município, a banda Discopraise.


Por último e não menos importante, dia da festa, dia 10 de Junho, desfile e apresentação das bandas Marciais Josemar Soeiro e Leônidas Caldas;  missa em Ação de Graças, ministrada por nosso Padre James Teixeira que proferiu excelente homilia, deu-nos o exemplo da humildade, preparou um momento de oferta das inúmeras ações realizadas pelo governo, momentos de bonitas e pertinentes homenagens ao jeito de governar de Iracema Vale.


Saindo dali inauguração da Escola Professora Assunção, entregas de fardamentos, não caberiam adjetivos, emoções e o sentimento de reconhecimento em cada um dos presentes, gratidão da família da homenageada; as crianças com vozes  perfeitas, encantaram mais uma vez: obrigada Socorro Batista e Jesus Dutra em seus nomes agradecemos aos demais,  a profecia de que estamos escrevendo esses noventa anos, e que daqui pelo menos 90, essa historia não será esquecida, e na fala de nossa Prefeita, o entendimento de que tem uma grande equipe em todas as Secretarias, conta sempre com muitas mãos, que é com trabalho que pretende sempre presentear seus amigos e todos da comunidade. 


De lá fomos entregar as instalações novas para o Sistema de TV local, dali saímos para a realização de um sonho a Inauguração da Quadra Poliespotiva do Colégio Dr. Magno Bacelar, na chegada a linda recepção a nossa comitiva através das jovens da torcida organizada, bela apresentação! Gratidão expressa pela gestora Joana Costa, gratidão através de professores, da comunidade, e outras quadras serão construídas, nos garantiu a Prefeita e o Deputado Aluísio; nessa a homenagem ao Juraci Mesquita, irmão do vereador Gavião, momento de emoção e boas lembranças!  Ao encerrar o momento, saímos para reinaugurar a Complexo Esportivo Aldenir Santana, espaço de lazer, de esporte, área em que está a Guarda Municipal. 



Estamos certos de que fizemos uma enorme festa, porém nossa equipe tem trabalhado diuturnamente para que os serviços cheguem a todos na comunidade, e não apenas festas tem sido nosso governo, temos resultados, os números comprovam.  E com confiança estamos pleiteando mais um Título do Selo Unicef Município Aprovado, é preciso ter orgulho em fazer  parte da equipe, “cultivar a semente do amor, não se apavorar” nesse ritmo, novos escritores estarão conosco para escrever mais de perto os noventa anos de nosso município! Parabéns Prefeita Iracema Vale, a Maria, o José ou João, são gratos, lhe estendem as mãos. 
Professora Nilma da Silva Sodré



Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA
Participação da Cantora SARAH FARIAS: Org: Batista Shalom