ALEMA

sexta-feira, 8 de junho de 2018

EM COMEMORAÇÃO AOS 89 ANOS, URBANO SANTOS GANHA MAIS 25 NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS


Os 25 novos Guardas Municipais começaram a operar no município com garantias em dar mais tranquilidade à sociedade e proteção aos patrimônio públicos. A solenidade de apresentação dos GMs à sociedade aconteceu no Centro Social Urbano Peneirão, na noite desta sexta-feira, dia 08, e contou com a presença da prefeita Iracema Vale,  da vice-prefeita Darcy Almeida, vereadores, secretários municipais, do prefeito de Belágua, Hérlon Costa, e dos familiares. 



Os agentes recém formados participaram de um curso de formação de 120 horas aulas teórica e praticas dividas em 08 disciplinas, subdividas em 13 modalidades durante 30 dias, ofertado pela prefeitura de Urbano Santos por meio do Centro de Ensino da Guarda Municipal local com apoio do coordenador David Moreis, guarda municipal de São Luís/MA. Atualmente a guarda municipal conta, ao todo, 50 GM´s.



O Curso de Formação teve como compromisso formar guardas qualificados, a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social, além de promover o pleno exercício da profissão de guarda municipal e garantir os direitos de cada cidadão.
A capacitação ofertou aos GM´s municipais aprendizado acerca de:
1º - O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública a Nível Municipal: (Análise e discussão das relações humanas no cotidiano das guardas municipaisética, direito humanos e cidadania; legislação; técnicas e procedimentos operacionais das guardas municipais;segurança patrimonial, prevenção e combate a incêndios; noções básicas de primeiros socorros; sistemas único de segurança pública - SUSP; gestão integrada da segurança pública municipal). 

2º - Apropriação do Espaço Público (O processo de urbanização no Brasil, no estado e no município, nos últimos cinquenta anos do ponto de vista econômico, social e demográfico e as consequências desse processo urbanístico na qualidade de vida do munícipea concepção de guarda municipal;definição do espaço público e identificação das atribuições federais, estaduais e municipais neste espaço; a utilização democrática do espaço e as diversas manifestações de violação desse espaço - consideradas as peculiaridades de cada município -, estacionamento abusivo, poluição das águas, degradações, pichações, poluição sonora, entre outras.)

3º - Estrutura e Conjuntura Para a Prática da Cidadania (Atividades sócio pedagógico da guarda municipal de caráter preventivo;o uso legal e progressivo da força, da arma de fogo e defesa pessoa)

4º - Comunicação e Gerenciamento da Informação (Comunicação, informação e tecnologias em segurança pública)

5º - Relações e Condições de Trabalho das Guardas Municipais (Relação jurídica do trabalho - direitos e deveres)

6º - Comunicação e Gerenciamento da Informação (Palestras e debates; avaliações

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.