ALEMA

terça-feira, 26 de junho de 2018

EMPRESÁRIOS DE CHAPADINHA E REGIÃO PARTICIPAM DE MISSÃO TÉCNICA NO PIAUÍ

A missão levou 16 empresários de Chapadinha e região, para conhecerem experiências exitosas na área se desenvolvimento territorial.

Adquirir novos conhecimentos sobre produtos, processos e tecnologias é fundamental para empresários que buscam a inovação e o crescimento do seu negócio. Neste sentido, o Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional em Chapadinha, promoveu recentemente, uma missão técnica empresarial até o estado do Piauí. Uma caravana composta por 16 empresários, agentes de desenvolvimento, secretários municipais e gestores públicos de Chapadinha e região, estiveram em Parnaíba nos dias 07 e 08 de junho, participando da missão e conheceram experiências exitosas na área se desenvolvimento territorial, frutos da atuação do Sebrae no município.


O objetivo da ação foi promover o acesso à informação sobre atividades indutoras de desenvolvimento, bem como o conhecimento do funcionamento da cadeia de turismo, boas práticas e estratégias relacionadas ao desenvolvimento territorial.

A missão técnica foi uma oportunidade de os empresários e agentes de desenvolvimento local (ADL’s), trocarem experiências e conhecerem outras empresas que tiveram melhorias no seu processo de gestão. Estamos certos que foi uma experiência enriquecedora, tanto pessoal quanto profissional, pois eles estão com uma bagagem ainda maior de conhecimento e mais motivados à investirem em seus negócios”, ressaltou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, que capitaneou a caravana, juntamente com a técnica administrativa do Sebrae, Talita Medeiros.

O grupo foi recepcionado na cidade piauiense pela gerente regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro, que na ocasião fez uma apresentação de ações do da instituição no município e da parceria com Sala do Empreendedor, destacando números de atendimentos e a importância de uma boa relação entre os ADL’s, prefeituras e Sebrae. Além da caravana de Chapadinha participam também da ação, analistas técnicos da unidade do Sebrae em Parnaíba, agentes de desenvolvimento e representantes de Salas do Empreendedor e secretarias municipais dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cocal e Murici dos Portelas. Houve ainda uma mesa redonda com a participação de agentes de desenvolvimento local (ADL’s), que relataram as principais ações realizadas em seus municípios e os impactos na região.

As visitas técnicas:
No primeiro dia de missão em Parnaíba, aconteceu uma visita à microempresa "LoPadeiro". O empreendimento é um dos casos de sucesso da Unidade Regional do Sebrae de Parnaíba e foi apresentado à caravana pelo proprietário, o empresário Santiago Melo.


Ele mostrou a estrutura do empreendimento e falou sobre as ações desenvolvidas junto ao Sebrae, que contribuíram para o crescimento da empresa nos últimos anos, como a reforma do prédio, reformulação de layout, capacitações voltadas para as áreas de gestão de pessoas, atendimento, compras, vendas, marketing, dentre outros. A "LoPadeiro" é uma empresa familiar que iniciou em 1991 com vendas de produtos para padaria. Atualmente, conta com dois pontos comerciais, além dos ingredientes de panificação, a microempresa comercializa também equipamentos profissionais novos e semi-novos para o setor, bem como fornece o serviço de assistência técnica, criando ainda um espaço para oferta de cursos de baixo custo na área de confeitaria.


Em continuidade à programação, o grupo de empreendedores visitou a "Start Aquicultura". O proprietário da empresa, o engenheiro de pesca Lucas Ataíde, apresentou seu negócio no setor da aquicultura, que envolve alevinocultura de tilápia e venda de insumos. A "Start Aquicultura" é uma instalação de área urbana que utiliza a logística de "Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), que é uma tecnologia de produção integrada de alimentos, fundamentada em quatro princípios: miniaturização, replicabilidade, escalonamento da produção e segurança alimentar nutricional.

Os caravaneiros conheceram ainda mais duas propriedades em Parnaíba, que utilizam a logística o "Sisteminha Embrapa". Na residência do senhor Ernesto, que possui um tanque de criação de peixes, que além de atender o consumo próprio, hoje a produção de peixes é a fonte de renda de nossa família. Já no sítio "São José", a família José, viu no "Sisteminha" uma oportunidade de mudar completamente de vida.


Sem nenhuma renda, implantamos o projeto há quatro anos e desde então vimos nossa propriedade se transformar e nossa vida também, pois nem o que comer nós tínhamos”, relata emocionado o senhor José Maria do Nascimento Santos, empreendedor rural. Atualmente na propriedade a família cultiva cerca de trinta árvores frutíferas, criam peixes, galinhas e porcos, que servem tanto para consumo próprio como para comercialização. Eles também produzem o seu próprio gás de cozinha, por meio de um Biodigestor.

Nosso resultado é tão grande que construímos até um alojamento, onde hospedamos técnicos agropecuários que participam de capacitações sobre o "Sisteminha", ministrado por nós mesmos, com o apoio da Embrapa”, complementa o empreendedor rural. Finalizando a Missão Técnica Empresarial, a caravana visitou a "Macaxeira Natura", a empresa produz e comercializa a macaxeira descascada e embalada a vácuo.

O proprietário, Cleuton Castro, apresentou a empresa de Parnaíba, mas que nasceu com o apoio do Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Chapadinha. “Recebi do Sebrae uma série de consultorias especializadas para o meu negócio, tanto na agricultura, como na área comercial. Também participei de diversas capacitações”, relata o empresário. O produto fabricado é totalmente natural e já é comercializado em estabelecimentos de Parnaíba e região, com prospecção de expansão de vendas para outros estados. Bruno Laranja foi um dos empresários que participou da missão técnica e ressalta que a experiência vai ajudá-lo na condução de seus negócios.

Conhecer outras realidades e experiências diferentes que deram certo, nos faz perceber que a inovação realmente é um dos segredos de empreendimentos de sucesso. Ver também a determinação, a persistência, a dedicação e a busca pelo diferencial nos motiva. A missão foi um grande aprendizado, pois muito do que vimos e ouvimos nesses dois dias será aplicado tanto em nossa vida pessoal, como também na nossa caminhada empreendedora”, afirma o empresário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.