ALEMA

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CAOS EM SANTA QUITÉRIA: VEREADORES E POPULAÇÃO PEDEM CPI E AFASTAMENTO DO PREFEITO MOREIRÃO

Prefeito Sebastião Moreira, o Moreirão, vive impossibilitado de exercer suas funções, por conta de um AVC. Ex-prefeito Manim e "1ª dama" comandam o município, debaixo de opressão e medo...

Povo e parlamento se unem pedindo afastamento do prefeito de Santa Quitéria


 

Salários atrasados, greve de servidores, caos na saúde, perseguição e total desrespeito com à população. Essas são frases que definem a atual situação do município de Santa Quitéria-MA, distante pouco mais de 345 Km, da capital São Luís.

O município tem como prefeito Sebastião Araújo Moreira (PR), o Moreirão, que vive há pouco mais de 2 anos em debilitado estado de saúde, por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), fato que foi fazendo com que aos poucos o município ficasse em meio a uma perversa teia de desvios e escândalos, sobre o comando do ex-prefeito Osmar de Jesus Costa Leal, o Manim, e a atual "1ª dama" do município.

Moreirão não comparece a audiências públicas, ou quaisquer outro tipo de compromisso, deixando tudo a mercê das figuras supra citadas. O resultado disso é uma série de barbaridades, que fez com que parlamentares de oposição e o povo, indagassem: - Para onde foram R$ 32.236,004,60, recebidos de janeiro a junho deste ano? Ou como diz o repórter secreto do Fantástico: Cadê o dinheiro que tava aqui?

Para se ter noção do descalabro que tomou conta do município, a câmara municipal de vereadores entrou em recesso forçado, sem sessão de encerramento, e na manhã dessa quinta-feira, 20, a casa retomou os trabalhos, com a presença apenas de 6 dos 11 parlamentares, sendo esses da ala oposicionista.

Parlamentares que fizeram-se presentes a sessão. Em sequência: O presidente em exercício, Raimundo Nonato Ferreira, Vereador Francisco das Chagas Caldas Melo, Auriete Lima Costa, Janete Santos Viana, Raimundo dos Santos sousa e a vereadora Francisca Coelho Moreira, esposa legítima do prefeito Moreirão.


O presidente da casa, Antônio José Crispim, fugiu da responsabilidade, "combinando" com os demais parlamentares de situação, para que que não fossem a casa, na tentativa de impedir a realização da sessão ordinária. O presidente alegou problemas de saúde.

O edil ainda teria determinado aos servidores da casa, para que a fechassem, não permitindo a abertura dos trabalhos do segundo semestre.

Com o apoio do povo, a oposição não baixou a cabeça e garantiu a reabertura dos trabalhos, sobre comando do vice-presidente, Raimundo Nonato Ferreira (Nonato da Colônia), que deixou claro que não se submeteria aos caprichos da gestão, prevalecendo o respeito ao povo. 

Nonato da Colônia abre sessão

A sessão foi iniciada com salva de palmas dos populares presentes, que entoaram o hino nacional, exibindo faixas de repúdio a atual gestão pública. Ao final um morador pede o fim da corrupção no município.
             
                Veja o vídeo:
           

O início da sessão só foi possível graças ao empréstimo de uma caixa de som amplificada, isso porque os equipamentos de sonorização da casa, inclusive os microfones foram desligados e mantidos numa sala fechada, enquanto que o responsável por sua operação sumiu.

Em discursos os parlamentares foram firmes em dizer que o município de Santa Quitéria não aguenta mais tanto desmando, denunciando o Caos que se instalou sobre o município, ao tempo que anunciaram a abertura de uma CPI na próxima sessão, bem como o pedido de afastamento de "Moreirão", dada sua incapacidade de gerir o município e os comprovados atos ilícitos que estão a ocorrer.

Parlamentares denunciam o caos em Santa Quitéria

Os parlamentares informaram que o promotor de justiça da comarca de Buriti, Dr. Clodoaldo Araújo, já recebeu inúmeras denúncias e documentos, que atestam as arbitrariedades cometidas pela gestão atual, dentre as quais a redução dos salários dos educadores, por meio de decreto. (Clique AQUI para ver sobre o assunto).

Populares e servidores clamam afastamento da atual gestão
Além desses fatos, populares e servidores expuseram várias outras denúncias, como a perseguição a servidores públicos, demissão de servidores, por questões de apoio político, péssima qualidade da merenda escolar e ainda casos absurdos como o incêndio de um ventilador, dentro duma sala de aula, na escola Cônego Nestor Cunha, incêndio esse provocado pelas péssimas condições das instalações ali existentes, condenadas diversas vezes pela CEMAR.

Noutra denúncia foi relatado a demissão de uma gestora da zona rural, motivada após a cobrança da disponibilização de um banheiro na unidade, fato que chocou os moradores do povoado Areias.Vale lembrar que somente para educação, o município já recebeu mais de 13 milhões de reais, dinheiro que sumiu.

Professora amargam atrasos de até 3 meses, além da suspensão de pagamentos aos que apoiam movimentos grevistas, bem como o que se mostram contra as tramoias de Manim e a "1ª dama".

Os populares demonstraram o desejo não apenas pelo afastamento do prefeito, mas também uma intervenção do estado, dada a situação de total descontrole que vive o município.

Após chuva de denúncias, a sessão foi encerrada com muitas ovações do público presente e o compromisso dos parlamentares em ingressar com o pedido de CPI e afastamento, e como afirmado pelo presidente em exercício, "dando um novo rumo ao município de Santa Quitéria".

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS IMAGENS DOS MANIFESTANTES CONTRA ATUAL GESTÃO DE SANTA QUITÉRIA

REDAÇÃO ANTENOR FERREIRA - BLOG INTERLIGADO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.