ALEMA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

URBANO SANTOS E A LUTA CONTRA OS BARRACÕES - ESCOLA

CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO POVOADO GUARIBAS



É de conhecimento público que em várias localidades do Maranhão ainda existem escolas que funcionam em condições precárias de ensino. Plenamente consciente disto, a atual administração de Urbano Santos vem, desde o início da presente gestão, lutando para reverter a situação de calamidade em que se encontravam.

No levantamento realizado em janeiro de 2013, início da atual gestão, foram identificados 25 estabelecimentos de ensino sem quaisquer condições de funcionamento, os conhecidos ‘barracões’.

CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO POVOADO SANTANA/INGAR


Desde então, o plano de governo priorizou a instalação de estruturas dignas, o que vem sendo implementado a todo vapor. Todas as escolas do município foram reformadas, 06 novas foram construídas, 05 estão em construção e mais 05 foram aprovadas junto ao Governo Estadual, no âmbito do programa Escola Digna, além de várias ampliações.

A gestão municipal começou a acabar com os barracões a partir de critérios como quantidade de alunos e grau de precariedade. Hoje restam poucos alunos e pequenas escolas nessas condições, uma vez que as famílias se recusaram a mudar os alunos para escolas-pólo, que oferecem infraestrutra adequada.

O município disponibilizaria o transporte escolar adequado, mas as famílias não aceitaram alegando justamente a questão do deslocamento. A gestão compreende que é perfeitamente legítimo que as famílias queiram a escola no próprio povoado e vem trabalhando, arduamente para pôr fim a essas instalações.

Sobre a questão, a prefeita Iracema Vale enfatiza: “Faltam 14 meses para o fim do atual mandato e já percebemos que estamos vencendo a luta contra os barracões e até 2016 não existirá nenhuma escola nessas condições em Urbano Santos”.

A situação de precariedade se inverteu na cidade e mais de 81% da população aprova a atual gestão, justamente por testemunhar, no dia-a-dia, as melhorias alcançadas.

IRACEMA VALE COM MAIS DE 81% DE APROVAÇÃO - CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Não é em vão que, no quesito educação, a gestão conta com 95% de aprovação, revelados em recente pesquisa de opinião pública (como mostra a imagem em anexo acima).

Infelizmente, a oposição composta pelos que passaram anos à frente da prefeitura - fingindo que administravam - são os mesmos que deixaram o município na triste realidade dos barracões. Oposição que também não está acostumada a ter o interesse do povo respeitado.

Por isto, lamentam as transformações sociais atuais inventando mentiras, que são, sorrateiramente ‘plantadas’ em espaços na internet sem credibilidade. Comportamento comum para quem ainda não aceitou que perdeu as eleições e tem sido responsabilizado pelos atos de corrupção praticados no passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.