ALEMA

sexta-feira, 11 de março de 2016

GOVERNO LANÇA CONJUNTO DE AÇÕES PARA FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E ENTREGA CARTÕES DO PROGRAMA MAIS IDH PARA APOIO À PRODUÇÃO

O Governo do Maranhão deu mais um importante passo para a consolidação de uma economia inclusiva voltada para a produção familiar. Em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, nesta quinta-feira (10), o governador Flávio Dino anunciou as ações da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) para o ano de 2016, com o lançamento do calendário das Agritecs (Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão), a entrega do cartão Mais Agricultura Familiar, apoio às Feiras da Agricultura Familiar, além da entrega de carros e tratores para execução de políticas de inclusão produtiva rural das famílias em situação de extrema pobreza.
-
Apoio às Feiras da Agricultura Familiar, que irão beneficiar cerca de 15 mil agricultores
Dando continuidade às várias ações exitosas do ano de 2015, o governador Flávio Dino e o secretário da SAF, Adelmo Soares, anunciaram apoio às Feiras da Agricultura Familiar, que irão beneficiar cerca de 15 mil agricultores dos 30 municípios do Mais IDH e de 19 municípios que sediam as regionais da Agerp (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão) com a entrega de 642 kits de feiras, no âmbito dos programas ‘Mais Renda’ e ‘Mais Produção’.
-
GOVERNADOR FLÁVIO DINO
O governador Flávio Dino ressaltou que essas ações visam fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar no Estado, tornando-os competitivos no mercado, agregando valores com foco na comercialização local e melhorando os índices de desenvolvimento humano dos municípios. “Nós temos a preocupação de garantir que esse processo chegue até o momento de expansão da produção, não só para que a família possa retirar o seu sustento, mas possa retirar daí também o seus excedentes que sejam comercializáveis, portanto agregando renda às famílias”, destacou.

Na ocasião, o governador realizou a entrega simbólica do cartão ‘Mais Agricultura Familiar’ que irá garantir o acesso ao fomento de R$ 2.700 a 3 mil famílias de agricultores familiares, totalizando R$ 8,1 milhões liberados.

Governador entrega cartão do programa Mais IDH para apoio à produção
A agricultora do povoado Lagos, do município de Bélagua, Maria de Fátima Andrade, recebeu das mãos do governador o cartão do ‘Mais Agricultura Familiar’ e, emocionada, relatou que a assistência para os municípios do Plano Mais IDH tem melhorado significativamente a vida dos lavradores do interior.

“Uma coisa que a gente nunca tinha visto lá no interior, nem meu pai que até já faleceu nunca tinha alcançado. Eu já plantava, mas agora nós estamos vendo aumentando muita coisa”, frisou, enaltecendo a assistência técnica dada para a produção familiar nos 30 municípios do plano de ações.


 
FONTE: GOVERNO DO MARANHÃO 
FOTOS: Karlos Geromy/Secap

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.