ALEMA

segunda-feira, 7 de março de 2016

I Seminário Interdisciplinar: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, em Urbano Santos- MA

A Universidade Federal do Maranhão – UFMA em parceria com o município de Urbano Santos-MA  promoveu o I Seminário Interdisciplinar, com o tema: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, nos dias 04 e 05 de março de 2016, no Centro Social Urbano Peneirão. Este encontro teve como objetivo principal desenvolver a capacidade de leitura, de problematização, de análise e interpretação crítico reflexiva dos alunos, assim como entender os princípios que norteiam a gestão, no  âmbito da Educação Básica.


Na abertura oficial do evento estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma da Silva Sodré, Prefeita Iracema Vale, Secretário de Finanças Dr. Hérlon Costa, Coordenadora Local Senhora Francinete Borges, Presidente do Sindicato dos Professores Senhor Jurandi Pedrosa, Coordenadora do Curso de 1ª Licenciatura em Filosofia Profª. Dra. Marly Cutrim de Menezes, Coordenadora Pedagógica / PROFEBPAR Profª Dra. Ilzeni Silva Dias, o Conferencista Prof. Dr. Plínio Santos, a Profª Dra. Maria Olilia Serra, Conselheiro Tutelar Senhor Francisco Silva, Técnicas da SEMED Senhora Gracinete Mendonça e Senhora Nonir Barros, Secretário Adjunto de Comunicação Senhor Adiel Dutra, os alunos do Curso de Filosofia, e demais convidados. 
-

No dia 04 às 19h00min contou-se com uma excelente conferência, proferida pelo Prof. Dr. Plínio Santos, com a temática ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE: a condição da existência em Merleau-Ponty, muito bem esplanada pelo professor. Logo em seguida a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma Sodré em sua fala justificou a ausência da prefeita Iracema Vale, “nossa prefeita teve que sair antes do término do evento, porque tinha um outro compromisso. Mas deixou seu abraço a todos os presentes, estava imensamente feliz com a realização do seminário”, disse a Secretária. É interessante ressaltar que a Prefeita Iracema Vale, desde adesão da turma de filosofia vem cumprindo com todas suas responsabilidades para que a turma possa ter um aprendizado significativo.
-

No dia seguinte foram realizadas as oficinas pelos professores: Dra. Maria Olilia Serra, oficina I  - FILOSOFIA E FORMAÇÃO DOCENTE - Texto: A CRISE NA EDUCAÇÃO e oficina II - ELEMENTOS PARA LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO FILOSÓFICO - Texto: O OLHO E O ESPÍRITO. Momento de muito aprendizado para o público presente, oficinas riquíssimas em seus conteúdos. 
-

Na sequência os alunos do curso de filosofia apresentaram seus trabalhos através da exposição de banner por ordem de sorteios entre as equipes. Os alunos concluíram com muito êxito suas apresentações, todos estão de parabéns pelo compromisso e pela responsabilidade. Na oportunidade a Coordenadora do Curso de 1ª Licenciatura em Filosofia Profª. Dra. Marly Cutrim de Menezes parabenizou e agradeceu a todos os alunos pelos trabalhos, parabenizou e agradeceu ainda a Prefeita, a Secretária de Educação e a Coordenadora Local pela organização do seminário “Estamos felizes pelo empenho da Prefeita Iracema Vale em nome da Universidade Federal do Maranhão - UFMA reconhecemos e agradecemos todo esforço da Prefeita e toda sua equipe”, ressaltou a professora.
-

E para encerrar o evento a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma Sodré agradeceu a Deus e todos os presentes, parabenizou a todos pela exposição dos trabalhos, disse que o município tem feito todos os esforços para qualificar seus profissionais seja através de formação ou na oferta de Cursos em parcerias com as Universidades Públicas e aproveitando o momento autografou seu livro e presenteou os professores com sua obra. 
-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.