ALEMA

sexta-feira, 4 de março de 2016

ALUISIO MENDES E MÁRCIO ENDLES APRESENTAM AO MINISTRO DA SAÚDE LARVICIDA DESENVOLVIDO POR MARANHENSES‏

DEPUTADO FEDERAL ALUÍSIO E MÁRCIO ENDLES COM O MINISTRO DA SAÚDE
Em busca de alternativas para erradicar a proliferação do transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, o deputado federal Aluisio Mendes e o diretor nacional da Funasa, Márcio Endles, apresentaram ontem ao ministro da saúde, Marcelo Castro, estudo que demonstra a eficácia de larvicida desenvolvido por pesquisadores maranhenses.

De acordo com a pesquisa, o larvicida é uma opção ecológica, possui em sua composição extrato hidroalcoolico de folhas de Nim Indiano (Azadirachta Indica) e foi capaz de inibir em 100% o surgimento de ovos e larvas do mosquito e, outra vantagem verificada, foi a facilidade de manipulação do produto, por não apresentar os mesmos riscos tóxicos aos manipuladores como os produtos que hoje são utilizados.

O pedido de patente de invenção do larvicida foi apresentado ao ministro e o mesmo deu imediato encaminhamento para análise do Ministério. O estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Macromoléculas e Produtos Naturais, coordenado pela professora doutora Maria Célia Costa e formado por pesquisadores das universidades estadual e federal do Maranhão.

O pedido de Patente de Invenção intitulado: “Processo de Preparo e Aplicação de Compostos Inseticidas obtidos a partir do Extrato Hidroalcoólico das Folhas do Nim (Azadirachta indica A. Juss) para eliminação de ovos e larvas do Aedes aegypti” tem a UEMA como depositante e os professores: Dra. Adriana Leandro Camara, Dra. Maria Célia Pires Costa, Prof. Mamede Chaves e Silva e a M. Sc. Paula Eillany Silva Marinho como inventores.

FONTE: ROBERTLOBATO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.